Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 04/06/23

RACISMO INACEITÁVEL
Por Roberto Veloso

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis, 1:27)

Uma das formas mais aviltantes contra a dignidade da pessoa humana na atualidade é a discriminação em razão da cor da pele, o racismo.

Pelas notícias dos jornais, vemos que o jogador de futebol brasileiro Vini Jr. tem sofrido agressões racistas nos estádios espanhóis, não só ele, mas muitos pelo mundo, inclusive no Brasil.

Essa prática discriminatória não tem base bíblica, pelo contrário, é por ela rejeitada, porque temos na origem a descendência comum de Adão e Eva, que fazem toda a humanidade uma só família.

“E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.” (Gênesis, 3:20)

A cor da pele do primeiro homem, Adão, era avermelhada – Adam que significa em hebraico homem é semelhante à pronúncia da palavra vermelho que é Edom -, sendo que as informações genéticas do DNA, segundo o projeto Genoma, se assemelham muito com as dos habitantes das regiões do continente africano, não havendo de se falar em raça pura.

Naquele continente, as pesquisas afirmam que foi onde a humanidade nasceu e se espalhou pelo mundo. No DNA primitivo estavam as características das outras etnias como a do africano, a do asiático, a do germânico, do índio etc.

A Bíblia diz que toda a humanidade é proveniente de uma pessoa, é o que se extrai da leitura do contido em Atos 17.26.

“… de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;” (Atos, 17:26)

As distinções que estão sendo difundidas de raça, etnia, casta, tribo é fruto de uma atividade pecaminosa para dividir a unidade criada por Deus, porque o Senhor não desejou que fosse feita acepção de pessoas, muito menos pela cor da pele.

Isso é reafirmado com a vinda de Jesus, enviado por Deus para nos salvar, que pregou o amor ao próximo, declarando a unidade de todos os seres humanos.

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João, 13:34)

Dessa maneira, podemos concluir que toda forma de discriminação não provém de Deus, porque Ele criou toda a raça humana de um só e o Seu Filho, Jesus Cristo, ensinou a armarmos a todos indistintamente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens