Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hugo Zica, publicado na PG do dia 04/06/23

ASPECTOS DA PALAVRA DE DEUS
(Parte 01 de 02)

Ao ler o precioso Salmo 119, o coração cristão é envolvido pelo profundo, imenso, altaneiro, singelo, sincero, amor que há no coração do Salmista para com a Palavra de Deus, amor com o qual nosso coração se identifica. De fato, o crente tem em seu coração amor para com o Livro do Senhor, esse é o fruir natural, à medida que crescemos segundo Seus conselhos e ouvimos a voz do Céu pela palavra escrita nas páginas sagradas.

Encontramos neste mesmo Salmo alguns nomes, ou títulos, que o autor dá à Palavra do Senhor, e esses nomes nos revelam aspectos da Bíblia que queremos considerar:

1. LEI (Salmo 119:1)
O conjunto dos mandamentos e diferentes disposições é chamado de Lei. Esta palavra, por denominar o conjunto total, tem um forte peso MORAL. Toda a Lei de Deus reflete o caráter e a santidade de Deus. Quando a Bíblia é chamada de Lei não se trata de uma “listinha de proibidos”, mas sim de como nela encontramos a revelação moral da santidade do Senhor. Ele, então, nos diz: “Sede santos porque Eu sou santo” (Levítico 20:7) e também: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17).

2. TESTEMUNHOS (Salmo 119:2)
Note o quanto esta palavra ressalta a origem divina da Bíblia: Há coisas na Bíblia que SOMENTE DEUS poderia saber! Quem foi testemunha da criação? Somente Deus! Quem poderia dizer a ordem pela qual as coisas foram criadas? Quem poderia falar sobre a altura que as águas cobriram as montanhas no Dilúvio ou que a terra é redonda? SOMENTE DEUS! A Bíblia traz os TESTEMUNHOS DE DEUS, é divina em sua essência e origem.

3. CAMINHO (Salmo 119:3)
Interpretamos esta expressão como sendo a que designa o estilo de vida abraçado por aqueles que vivem abrigados na Fé. Há que haver uma diferença de comportamento, costumes, hábitos, atitudes, sentimentos e mentalidade entre as pessoas que vivem com o Senhor e os que vivem longe Dele. Senão assim, que diferença a fé faz em nossa vida? Por isso que os próprios discípulos eram chamados de “os do Caminho” (Atos 9:2).

4. MANDAMENTOS (Salmo 119:4)
Aqui aprendemos que a Palavra do Senhor traz mandamentos. Isto é, o conteúdo da Bíblia é de AUTORIDADE sobre nós! Se queremos viver vidas agradáveis a Deus, felizes e cobertas de bênçãos, ela aponta o caminho que seguiremos. Há nela mandamentos. Não é usada a palavra “sugestão” ou “opinião”, mas uma palavra de autoridade que nos convoca a vivermos debaixo dela.

5. PRECEITOS (Salmo 119:15)
Esta palavra na sua língua original consegue transmitir a ideia de CONSELHOS, isto é, de postulados estabelecidos no fundamento da sabedoria. A nossa alma seria jogada de lá para cá ouvindo os conselhos do mundo e dos mundanos; devemos buscar o preceito do Senhor, pelo qual encontramos o caminho da bênção e da felicidade.

Pr. Hugo S. Zica (@prhugozica)
Igreja Batista Plenitude (@ibplenitude)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens