Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mário Porto, publicado na PG do dia 04/06/23

COSMOVISÃO E MISSÃO CRISTÃ

“E perseveravam no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”. (Atos 2.42).

Conjunto de suposições sobre o mundo que permanecem em grande parte escondidas nos recônditos inconscientes de nossa mente.

Provavelmente, todo mundo tem uma cosmovisão.

A “cosmovisão cristã” é definida pelas Escrituras Sagradas, pois nela encontramos o padrão pelo qual devemos nos nortear. Ela é nosso manual de fé e prática e a bússola que guia todas as nossa ações, moldando a maneira de como vemos o mundo.

É o farol que guia nossas escolhas, princípios, ideias e pensamentos.

Ao longo dos anos tenho testemunhado cristãos se entregarem ao cinismo pós-moderno onde se começa a acreditar que a vida não tem significados absolutos, que as verdades que temos da parte de Deus são verdades simplesmente que devemos viver no recôndito dos nossos corações e que em termos de psicologia, sociologia, cultura e artes não temos nada a dizer e tudo o que temos a fazer é nos silenciar e tentar continuar “crendo”.

O problema com este tipo de pensamento às vezes silencioso e até inconsciente, é que essa não é a fé Cristocêntrica, mas sim um subproduto dela.

Se quisermos ser à Igreja de Cristo de forma relevante precisamos recuperar nossa missão integral.
Entende-se que, a missão da igreja não se restringe só em um compêndio social e cultural do ensinamento cristão, mas, em uma dimensão evangelistica de tornar conhecido ao mundo o amor de Deus. Em que, é necessário haver uma consciência corporativa de cada pessoa como membro da igreja para disseminar o que é existencial na vida, ou seja, cada voluntário da missão deve receber; meditar, aplicar e compartilhar a mensagem da missão Integral.

A missão Integral é uma prática, uma atitude em relação à ação da Igreja no mundo.
A luz do Pacto de Lausanne, a “missão da igreja” não é mais vista como um movimento de crescimento saudável da Igreja local. A Ideia aparentada em 1974 em Lausanne na Suíça, é que, a missão da igreja seja transformadora e integralizadora como afirma o texto de Atos dos apóstolos: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam”…(Atos 4.32). O texto indica uma completude de unidade em propósito daquilo que foi denominado de Missão Integral.

Indesistivelmente,

Mário Porto.

Vosso conservo em Cristo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens