Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 28/05/29
Dai graças ao senhor, em tudo dai graças pelas suas maravilhosas promessas
Texto Áureo – (Isaías 12.1-6 e Tessalonicenses .18)
– E DIRÁS naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. 2 – Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. 3 – E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. 4 – E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. 5 – Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. 6 – Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti. (agora não somente o habitante de Sião, mas os crentes em Jesus Exultam);
O profeta Isaías refere-se a um dia em especial, o dia em que Deus retira a sua ira substituindo-a pelo seu consolo. Em Cristo, Deus perdoa o pecador e o salva da condenação e perdição eterna. É um trato que Deus faz com aqueles que são chamados pelo seu nome. É um trato pessoal, da iniciativa de um Deus que não se ira para sempre, mas, está disposto a perdoar por causa da sua promessa para os que o chama pelo seu nome. “Eis que Deus é a minha salvação;” (v.2)
O salmista põe no Senhor a sua confiança e admite não temer o mal que possa fazer o homem, mas crê nas promessas do livramento, pois sabe da garantia e proteção por causa dos votos, do Senhor sobre ele. “ Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra. – Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. – Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças;(Salmos 56.10-12)
Reportamo-nos a quantidade de promessas estimada por estudiosos da sagrada escritura que contam 7706 promessas no AT e 1104 no NT. A promessa em si é uma obrigação moral, quem se obriga a fazer é o próprio Deus, e Ele nunca deixa de cumprir o que prometeu, ao contrário dos votos dos homens. Deus firma uma promessa a um povo que sempre erra, sempre falha e sempre esquece o que promete. Assim, sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso (Romanos 3.4). Uma advertência: Se fez votos, pague; se prometeu, cumpra. Deus não se agrada de tolos (Eclesiastes .4).
O coração agradecido reconhece o mover da ação de Deus sempre a beneficiá-lo e não para o seu prejuízo. Em tudo daí graças, mas é em tudo mesmo. Mesmo quando afligidos pelas circunstâncias enfrentadas no passado, presente, e, certamente em tempo futuro. Tribulações fazem parte da nossa curta trajetória de vida. O servo de Deus deve fixar em sua mente que todas as coisas contribuem para o seu próprio bem. Portanto: “ – Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. – Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Corintios 4:8-9).
Ao Deus das promessas devemos render ações de graças e louvor com o maior júbilo de nossas almas, pois fez, faz e fará grandes coisas por aqueles que temem o seu nome. Deus é minha salvação, confiarei e não temerei. O Senhor Deus é a nossa força e o novo cântico em nossos lábios. Desde os tempos antigos, o Senhor Deus favorece e cumpre a sua Palavra por inteiro. Deus não mente, é Santo, Santo, Santo. Deus não muda, é o mesmo ontem, hoje e sempre. Deus é Fiel, não a mim, mas à sua palavra. Josué ouviu de Deus: – Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.( Josué 1:7).
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.