Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 21/05/23

JESUS, O FILHO HONRADO

Por Roberto Veloso

“Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.

Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” (João, 19:26,27)

Se há alguém em quem devemos nos espelhar, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele nos ensina, nesse episódio, o cuidado que todo filho deve ter por sua mãe.

Jesus estava à beira da morte física. Havia sido torturado, xingado, cuspido, crucificado, mas, mesmo assim, se preocupou com sua mãe, que estava a seu lado no momento crítico.

A Bíblia não fala se José estava vivo ou morto naquela ocasião. Provavelmente, já tivesse partido, por essa razão a preocupação de Jesus em não deixar a sua mãe desamparada.

Então, a recomendou a um de seus discípulos, ao que mais amava. Possivelmente o seguidor era João. A partir daquele momento Maria e João teriam uma relação de mãe e filho, de afeto e responsabilidade.

Uma outra característica de Jesus com sua mãe era a obediência. Ele nos ensina a obedecermos às determinações da mãe. Jesus, mesmo sendo Deus, não contestava e nem se rebelava contra sua mãe.

“E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.” (Lucas, 2:51)

Sua mãe guardava o que acontecia no coração, porque sabia da condição divina de Jesus e tinha pleno conhecimento da missão dEle na terra. Afinal, o anjo Gabriel lhe apareceu para a anunciar a vinda do Messias Salvador.

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.

Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lucas, 1:31-33)

O exemplo de Maria de abnegação, doação e amor é seguido pelas mães. Da mesma forma, devemos exortar a todos o comportamento de Jesus no relacionamento com sua genitora. Jesus foi submisso, responsável e preocupado com o futuro da mãe, façamos o mesmo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens