Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 21/05/23
SOMOS SERVOS INÚTEIS
“- Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” Texto áureo: Lucas 17.1-10
Jesus é taxativo, adverte aos discípulos que é impossível não vir escândalos, ou seja, fatos ofensivos contrários à moralidade, verdade, especial sobre aqueles que ainda estão iniciando ouvir os ensinos do reino de Deus. Escândalos que embaraçam os iniciantes da féachegarem-se e permanecerem com Jesus, distanciando-os da sua maravilhosa graça. “– Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Lucas 11:23). O escândalo desvia os pequeninos da fé, e melhor é colocar uma pedra no pescoço e ser lançado ao mar quem promove o escândalo.
Outra advertência: O servo deve olhar-se como servos e não como senhores de si mesmos e senhores dos outros – … olhai por vós mesmos, cuide-se para que não caia nessa tentação de ser mais do que você é no reino de Deus para não cair e não fazer outros caírem após você. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.( I Co 10:12). Seja exemplar em atitudes e palavras, digno de ser chamado cristão.
O servo deve aprender a conviver em comunhão, sintonizados com seus irmãos da fé, participando na família de Deus. Nesse contexto familiar, é responsável pela manutenção do bom relacionamento com seus irmãos, e sempre disposto a perdoar. Se Jesus, o servo vindo de Deus, maior do que nós, veio servir e perdoar, então, o porquê nós, pequenos mortais reteríamos o perdão aos da nossa própria família? A igreja é o ambiente de exercício do perdão por amor ao nosso Senhor Jesus que está sempre disposto a perdoar as ofensas do arrependido. I Pedro 4:8 – Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
Jamais um servo de Deus adora sem mostrar qualquer indício de fé. Os discípulos apelaram a Jesus: … acrescenta-nos a fé. Então o Senhor explica que a fé pode ser do tamanho de um grão de mostarda, mas ela, existindo em nós, aciona o milagre de Deus sempre a nosso favor.Mesmo considerando que seremos provados, aprovados ou reprovados em nossa fé. Mas sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
O servo é como um simples empregado com cargo remunerado para cuidados daquilo que não lhe pertence, mas lhe compete. A lavoura, os rebanhos e a casa são de propriedade do Senhor. Lavrar, lançar a semente, regar cuidar da plantação é o evangelismo. Apascentar o rebanho, é o cuidado pessoal e pastoral e pôr a mesa do seu Senhoré adoração e louvor. Tudo deve ser com excelente primazia, sem que o Senhor precise dizer tim-tim-por-tim-tim, não somos robôs. Deus sabe como fazemos a obra do reino, vê a intenção antes da ação. O servo útil faz mais do que cumprir as atribuições. Em seu coração tem o amor de Deus e o conhece (I João 4.8.). Deus não conta com “paus mandados”, capachos, pessoas sem personalidade, ele conta com seres pensantes para servi-lo com inteligência e sabedoria, fundados e arraigados no amor (Ef 3.18). OSenhor, porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não (v.7), disse Jesus. Quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.( Colossenses 3:17). Fazei tudo para a Glória de Deus (I Co 10.31). Não se glorie disso, mas diga para si mesmo: Somos servos inúteis.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.