Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 30/04/23

MINHA FAMÍLIA, MINHA IDENTIDADE

 

1 – SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 – Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. 3 – Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. 4 – Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. 5 – Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.( Salmos 127:1-5)
Edificação tem a ver com construção, serviço, esforço, trabalho realizado. O salmista chama-nos à atenção para um aspecto essencial em toda edificação a que nos propusermos fazer. Será em vão se o Senhor não participar da construção. Construir ou edificar uma casa demanda planejamento de engenharia, cálculos sobre cada estrutura a ser firmada na fundação ou base que não será visível, mas reconhecida como a principal parte que proporciona a solidez e confiança na estrutura da edificação. Queridos, se na edificação de nossa casa não tiver a participação do arquiteto e engenheiro do universo, certamente, todo serviço, esforço ou trabalho próprio estará comprometido com o fracasso. Para o sucesso e prosperidade de qualquer que seja o projeto de uma casa, um lar, uma família. Devemos permitir que o o Senhor seja o principal participante. “- Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4).
Além de ser vã uma edificação sem que o Senhor esteja no negócio, o salmista, também, adverte sobre outra inutilidade: “Se o Senhor não guardar”, todo o esforço será inútil. Nossa família é a nossa identidade a ser preservada. A família é projeto de Deus e ele nunca se ausentou. Ele é o vigia, o sentinela que não dormita. O Senhor mesmo diz não temas, estou contigo, disse a Jacó (Gn 28,15), falou através dos profetas Isaías 43.5, de Jeremias 1.8;46.28. e nos fala através de Jesus: “… estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”(Mateus 28.20). Minha netinha, Julia, de dois anos já aprendeu o que nós ensinamos para nossas filhas quando eram pequeninas, a dissertar em oração, uma versão de Salmos 4.8: “Em paz me deito e logo pego no sono porque só tu Senhor, me fazes repousar seguro.” Precisamos o quanto antes ensinar nossos filhos e netos a confiar no Senhor, independente das circunstâncias desta vida, antes que o mundo os ensinem.
Filho é herança, galardão concedido por Deus. Filhos naturais, no aspecto biológico são identificados por um ácido presente no núcleo da célula humana que possui um papel fundamental na hereditariedade (DNA), sendo o portador da mensagem genética. Qual a mensagem genética espiritual que temos passado para nossos filhos, nossa descendência? Serão vistos como filhos de Deus identificados pela fé em Cristo Jesus? (Gálatas 3.26), ou serão confundidos, não percebidos como filhos gerados pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre? (I Pedro 1.23). Sendo crentes devemos nos preocupar com isso.
Como estamos sendo identificados? Como nossos filhos netos serão identificados? Como nossa família está sendo identificada? Como ser identificado por Deus? Fazer a vontade de Deus nos identifica e não seremos confundidos por Ele. Terrível seria ouvir do Senhor: “Nunca vos conheci”(Mt 7.23). Enfim, sejamos bem aventurados em família edificados, guardados, e reconhecidos como filhos de Deus em Cristo Jesus. Amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens