Texto do Pr. Hugo Zica, publicado na PG do dia 23/04/23
VEJA DEUS BEM AÍ!
Pr. Hugo Santos Zica / Igreja Batista Plenitude @ibplenitude
“Prestem atenção e ouçam a minha voz; estejam atentos e ouçam o meu discurso. Será que o agricultor está sempre lavrando, a fim de semear? Será que ele está sempre abrindo sulcos na terra e desfazendo os torrões? Não! Pelo contrário, depois de ter nivelado a superfície, ele espalha o endro, semeia o cominho, planta o trigo em sulcos, a cevada no devido lugar, e o centeio nas bordas, pois o seu Deus o instrui devidamente e o ensina. Porque não se debulha o endro com instrumento de trilhar, nem se passa roda de carro sobre o cominho, mas o endro é debulhado com vara, e o cominho, com um pedaço de pau. O cereal é debulhado, mas o lavrador não o trilha sem parar; as rodas do carro passam por cima dele, mas os seus cavalos não esmagam os grãos. Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; Ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria.” (Isaías 28:23-29)
Neste maravilhoso texto, Deus, pela instrumentalidade de Seu Profeta, argumenta com o povo a respeito de métodos, valendo-Se primeiramente da realidade agrária, e dos procedimentos da agricultura do século VI antes de Cristo. Traçando um paralelo, Deus visa propôr a partir de algo absolutamente corriqueiro uma ponte com as mais elevadas realidades espirituais.
Chama nossa atenção o quanto alguém pode obter de conhecimento sobre Deus, e sobre a própria vida e as relações humanas, se tão somente tiver a sensibilidade e a humildade de prestar atenção naquilo que o rodeia.
Também é digno de consideração que nem sempre sabemos fazer o link entre essas cenas diárias e Deus, mas o Profeta afirmou no último versículo desta narrativa: “Também isso procede do SENHOR.” Sabemos perceber Deus em cada coisa de nossa vida? Ou estão embaçados nossos olhos?
Mas o ápice desta passagem é perceber a glória de Deus. “Também isso procede do SENHOR… ELE É MARAVILHOSO… E GRANDE…” Aos olhos curados da miopia espiritual, Deus não somente pode ser percebido, como se fosse um detalhe, mas na verdade encontramos Deus absolutamente próximo, presente, e cada aspecto de Sua pessoa requer nossa adoração e nosso louvor. Não somente percebemos a presença Dele. O que acontece é nos prostrarmos proclamando Sua maravilha e Sua grandeza.
- Não sei quem são as pessoas que lerão este texto. Consequentemente não sei como você, querido leitor, encara sua vida – as experiências do passado, o momento presente, os projetos para o futuro – ou o que pensa sobre Deus. Conceda-me a gentileza de que este simples texto seja um convite, uma tentativa de minha parte, de compartilhar com você um olhar sobre a vida e sobre Deus, onde, em vez de procurar “onde” Deus está, passa-se a perceber quão grande é a presença Dele em todos os momentos, e o quanto Ele age com bondade e sabedoria para conosco. Ou seja: Ele é digno de confiança, de amor, de gratidão, de louvor.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.