Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mário Porto, publicado na PG do dia 23/04/23


O SILÊNCIO PEDAGÓGICO DE DEUS

“Ó Deus, não estejas em silêncio; não te cales, nem te aquietes, ó Deus”. (Salmos 83.1).

Às vezes Deus fica em silêncio ? Sim, Deus fica em silêncio. E faz isto porque Ele sabe o tempo certo para tudo, até para falar conosco. Todo cristão passa por tempos quando não ouve a voz de Deus, mas essa fase não dura para sempre. No tempo certo, Deus fala.

A vida cristã não é marcada somente por situações positivas: triunfos e vitórias, há também os períodos de dor, incerteza, tratamento e, talvez, a situação de maior dificuldade de se entender ou de lidar é com o silêncio de Deus. Simplesmente não há mais respostas, não há um movimento de Deus, uma palavra, um sussurro sequer, parece que Deus se afastou, que não está presente mais, não está trabalhando em nosso favor, será que nos abandonou ?

Quero te encorajar, entenda que os olhos de Deus nunca fugiram da sua vida; Ele está de contínuo te olhando. Esse período de silêncio acontece, para que você se torne totalmente dependente da sua multiforme graça.
De certa forma, o silêncio de Deus também é uma resposta. Muitas vezes, quando Deus se cala Ele está dizendo “espera”. Também pode ser um tempo para aplicar aquilo que já aprendemos sobre o nosso Deus, lembrando as coisas que já ouvimos. Outras vezes, pode ser um sinal que precisamos mudar algo em nossas vidas.
Mesmo sem saber a razão do silêncio, o tempo quando Deus se cala é um tempo para usar a fé. A fé nos sustenta quando não ouvimos nada (Carta aos Hebreus 11.1). Cremos que Deus existe e continua trabalhando artesanalmente em nossas vidas, até quando está calado.
Por vezes acontece que Deus está falando, mas nós não estamos ouvindo.

Finalmente, é importante estar aberto aquilo que Deus diz. Algumas vezes acontecem que Deus não está calado, mas sua resposta não é aquilo que queríamos ouvir. Não devemos ignorar a resposta de Deus, mesmo quando não gostamos do que ouvimos. Entretanto, aquilo que precisamos nem sempre é aquilo que queremos.

Cristo é a Resposta !

Indesistivelmente,

Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens