Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 16/04/23

  • CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO

“- Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” ( Eclesiastes 3:14)
Será que tudo o que conhecemos até hoje em nossa escassa vida podemos entender perfeitamente? Muitos dizem inocentemente: “morria e não sabia”. Essa pequena frase tem uma conotação embutida de uma grande verdade inerente ao homem, ser criado exclusivamente para ser pensante. Deus concedeu-nos a faculdade do raciocínio e o exercício do pensamento livre. Podemos pensar o que quiser em qualquer lugar em qualquer momento. Uma pergunta: O que pensamos a respeito do Criador? É claro que, definitivamente, não alcançaremos os pensamentos nem os caminhos do Senhor.
De uma forma extraordinária, Deus Eterno concede-nos porção do seu conhecimento a nós, criados para participação em seu Reino Eterno. “ – O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.”(Salmos 145:13). Como seres humanos naturais, a nossa percepção de tempo se resume às coisas que podemos ver, ouvir ou sentir pelo contato ao toque físico. O Sábio de Eclesiastes afirma categórico que sabe que tudo o que Deus faz durará eternamente. Até que nível temos tido esse mesmo conhecimento sobre o que Deus faz? “- Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Corintios 15:19., Cristo é o Pai da Eternidade.
É claro se Deus é eterno, então na sua criação respinga o conhecimento dessa eternidade, mesmo sem o conhecermos completamente. Deus não desculpa pela ignorância em que alguém vive e, também, não passa a mão na cabeça de nem um só ser vivente pensante, pois concedeu-lhe a capacitação e liberdade de pensamento, inclusive, sobre si, sua própria existência e, ainda, sobre tudo o que está ao seu redor. Por tudo isso, fatalmente nossos pensamentos serão conduzidos até o conhecimento de que Cristo é tudo em todos.
Nunca devemos esquecer que qualquer pensamento humano tem o seu prazo de validade, se extingue quando o homem morre. “- Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. – Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.”(Salmos 146:3-4). Confie na Salvação que vem de Deus, através de Jesus.
A todos é dado saber do conhecimento do perdão anunciado pelo evangelho, mas nem todos acolhem a palavra da salvação por causa da “brutalidade” dos próprios pensamentos. Insensíveis, pensam que podem ouvir, mas estão surdos, pensam que podem ver, mas estão cegos, pensam que tem vida, mas estão mortos, pois andam obscurecidos na vaidade de suas próprias mentes. Como disse, Deus não desculpa, faz melhor: Perdoa! Perdoa pelo tempo da nossa ignorância. Mas é sabido que Deus requer arrependimento sincero aos separados da vida de Deus (Efésios 4.18). Conhecemos e entendemos, por isso cri por isso falei. (II Coríntios 4.13) Amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens