Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hugo Zica, publicado na PG do dia 16/04/23

DEPOIS DA RESSURREIÇÃO
Pr Hugo Santos Zica @prhugozica
Igreja Batista Plenitude @ibplenitude

Tomé, que duvidou quando chegaram as primeiras notícias da ressurreição, viu-O oito dias depois.

Tiago e Judas, filhos de José e Maria que, no entanto, não criam Nele (cf. Marcos 6:35 / João 7:3). Foi depois da ressurreição que se encontraram com o Senhor redivivo, e, convertidos, consagraram-se ao Seu serviço (cf. Tiago 1:1, Judas 1:1).

Paulo de Tarso, como disse em suas próprias palavras (cf. 1 Coríntios 15:8), foi “como um nascido fora de tempo”, cerca de três ou quatro anos depois da ressurreição, como afirmam alguns estudiosos.

Anos depois da ressurreição (cf. Atos 10), eis o Senhor manifesto a Pedro, quando este orava no terraço da casa de Simão Curtidor, em Jope.

Duas décadas depois (cf. Atos 18:8,9), em momento que Seu Enviado estava com o coração desanimado, Ele foi em pessoa até Paulo para animá-lo com palavras de ânimo.

João já era idoso. Talvez sessenta anos depois do Domingo da Ressurreição. Mas segundo Apocalipse 1:10, o Senhor manifestou-Se ao Apóstolo, de forma gloriosa e inigualável.

Que este panorama de manifestações do Senhor após a ressurreição nos leve a algumas reflexões:

1. Não é tarde para que você também tenha seu encontro com o Cristo vivo. Ele está presente entre nós no Espírito Santo, Ele fala e age por meio de Seu Corpo, que são Suas igrejas, Ele não está menos presente hoje por razão de estar assentado à destra do Pai. Na verdade, está mais presente!

2. O que a verdade da Ressurreição exige de nós é a inteira sujeição de nós mesmos ao Senhor. Tanto Judas quanto Tiago, meio-irmãos de Jesus, bem como Paulo, dantes atroz inimigo, têm em comum que ao se depararem com o Ressurreto, sujeitaram-se como Seus servos. Que este seja o texte da realidade de nosso encontro com Aquele que vive: se nos submetemos a Seu senhorio.

3. Assim como com Paulo em Corinto, que a presença Daquele que triunfou sobre o inferno e a morte seja para revestir-nos de paz e coragem para prosseguir na obra do Senhor. Que na força do poder Dele nos enchamos do Espírito para proclamar o nome salvador de Jesus.

4. Como João, prostremo-nos diante Dele em adoração, pois Ele vive e vive para sempre.

No culminar da história, “todo olho O verá” (Apocalipse 1:7), mas os salvos, pela fé, O amamos e Nele nos deleitamos. (1 Pedro 1:3ss)

Talvez o seu “domingo de páscoa” tenha sido tumultuado demais para olhar para o real sentido e mensagem da comemoração. Não tem problema. Jesus não precisa de datas especiais, pois pode nos fazer perceber que vive para sempre a todo dia e momento.

Que Ele seja com você.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens