Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 02/04/23

MODESTO E FELIZ


“Melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa cheia de carnes e brigas.” (Provérbios 17.1)
Muitos homens andam sempre atrás de grandes conquistas e fortunas, parecendo que nunca estão satisfeitos com tudo o que alcançam, mesmo que além do indispensável à sobrevivência e ao conforto da família. A alma desses nunca poderá ser saciada, porque é perturbada por grandes inquietações, a cobiça pelas riquezas, que faz guerra contra o espírito.
Outros até se dão por satisfeitos quando acumulam bens mais que suficientes para suprir todas as suas necessidades materiais. O problema é que o acúmulo de patrimônio não é capaz de produzir a satisfação das demais necessidades, espirituais e emocionais. Antes, muitas vezes, a concentração de capital leva a muitos dissabores, contendas, disputas e guerras na família, um verdadeiro caos e pandemônio. Nalgumas ocasiões, em vez de a fartura proporcionar paz e tranquilidade, causa perturbação e divisão entre os membros da família.
Não por acaso, o apóstolo Paulo nos adverte: “Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1Timóteo 6.9-10)
A sabedoria das Escrituras, por isso, nos lembra que “melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa cheia de carnes e brigas”. De fato, a paz e a tranquilidade não têm preço, não podem ser trocadas por nada. De que vale, pois, muita comida e vida regalada, mas acompanhada de muita intriga e confusão?
Jesus nos garantiu: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo” (João 14.27). Então, concluímos que Cristo é a nossa suficiência, o motivo da nossa paz. “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1Timóteo 6.8), em Cristo Jesus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens