Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 02/04/23 – COMPLASCÊNCIA COM A MENTIRA

42 – Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 – Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. 44 – Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. 45 – Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. 46 – Quem dentre vós me convence de pecado? 47 – Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. (João 8:42-47)
Dia 1º de Abril, Dia da mentira, conhecido também como o Dia dos Tolos, dos bobos, supostamente uma data importada da França no século XVI na mudança do calendário Juliano para o Gregoriano. No Brasil o dia da mentira foi consagrado em um jornal inaugurado por volta do ano 1828 quando noticiou em sua primeira edição na primeira capa o boato da morte de D. Pedro I. Boato agora é “fake news”. Mudou a roupagem mas continua sendo a velha mentira gerada e nascida no jardim do Éden, tendo como pai o diabo. A mentira é amplamente celebrada e aceita entre os homens, minimizada às vezes como sendo uma “inocente” e “mera” brincadeira, nesse dia, com status de cultura de um país, fatalmente, arrasta muitos para a perdição da própria alma.
Jesus não somente fala a Verdade, mas Ele é a essência da verdade: Eu sou a verdade, o caminho e a vida. O salmista pede ao Senhor: “- Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.” (Salmos 25:5). Alguém sabe me dizer se existe alguma celebração cultural nomeada como: “Dia da Verdade”? Um dia em que as pessoas não podem mentir de forma alguma? Esse dia é impossível de ser celebrado entre os homens, porque somos todos pecadores e incapazes. Se dissermos que não temos pecado (I Jo 1.10), somos mentirosos e contradizemos Deus, pois “…Todos os homens são mentirosos.” (Sl 116:11b).
Jesus diz que foi designado enviado por Deus e confronta os que ouvem: “Por que não entendeis a minha linguagem?”(vs 42,43). Jesus fala a linguagem do amor de Deus pela humanidade. Fala das coisas do Reino de Deus. A questão é que muitos recusam-se ouvir a verdade porque não satisfaz os desejos particulares, focados em atrativos e desejos pelo o quê o mundo está a oferecer. Inclusive, aqueles que se dizem cristãos e seguidores de Jesus. A indisposição em não acatar a verdade e não crer em Jesus é porque muitos se firmam na mentira como sendo a sua verdade, distorcendo ou relativizando a Verdade de Deus, dizendo: Não é bem assim que Deus queria dizer!
Não há desculpa, somos dotados de inteligência para discernir o certo do errado, o bem do mal, se é verdade ou mentira, enfim, Jesus faz uma pergunta retórica: “se vos digo a verdade, por que não credes? E no mesmo instante, revela a raiz da incredulidade: “… não sois de Deus”. Pronto, está dada a resposta. A quem você pertence? Quem é o dono da sua vida? Deus ou o diabo? Você foi comprado ou vendeu-se por trinta moedas (Mateus 26.15). A Bíblia em I Coríntios 6.20 diz: “ – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. Por isso, todo ser pensante pode chegar facilmente ao conhecimento de que não pertencemos a nós mesmos, mas, sim, a alguém, e depende a quem queremos pertencer é apenas uma decisão. O certo é que não pertencemos a nós mesmos mas as decisões nos pertencem. Fechados com a verdade de Deus ou complacente com a mentira do diabo, qual a escolha? A decisão é sua!
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens