Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 19/03/23

SEMEAR PARA COLHER

Por Roberto Veloso

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.” (João, 4, 35-36)

Essa passagem bíblica retrata o momento em que os moradores de Sicar, na Samaria, atendendo ao apelo da mulher que conversou com Jesus, vieram ter com Ele para conhecê-Lo, vez que a mulher anunciava haver encontrado o Cristo, filho de Deus.

A mulher samaritana entendeu perfeitamente a mensagem de Jesus e não a reteve exclusiva para si. Resolveu propagá-la aos seus vizinhos e conhecidos. Esses acorreram ao chamado e foram ao encontro de Jesus.

A semeadura estava feita. Era agora necessário colher. Jesus se dirigia aos seus discípulos conclamando-os a pregarem a palavra de Deus aos moradores da cidade e assim proporcionar a conversão deles. Foi o chamado para as missões. O trabalho feito por Jesus de convencimento da mulher estava a dar os frutos necessários, era preciso iniciar a colheita.

A semeadura e a colheita ensinada por nosso Senhor são feitas por nosso testemunho, da mesma forma que o fez a mulher samaritana convertida a Jesus:

“E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.” (João, 4, 39).

Muitos recebem a palavra, mas não se preocupam em semear o Reino de Deus no coração das pessoas próximas. É preciso entender que a salvação vem pelo ouvir.

Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos, 10:13,14)

Para isso é preciso primeiro entregar a vida a Jesus. Acreditar em Jesus e a partir daí dar o testemunho de que Ele é o Senhor e Salvador daqueles que nEle creem. Para colher é preciso semear. Não se colhe sem antes plantarem solo fértil.

Assim também é a palavra de Deus, que precisa de solo propício para germinar, florescer e crescer. Sejamos a boa terra, dita por Jesus em Mateus, 13: 8, e produzamos bom fruto. Jesus nos chama a semear e a colher, façamos a sua vontade.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens