Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, PG do dia 19/03/23

JESUS É FOGO CONSUMIDOR?

25 – Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; 26 – A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. 27 – E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. 28 – Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; 29 – Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. (Hebreus 12.25-29)
A carta aos Hebreus (60-62 d.C) fala especialmente aos judeus que se converteram ao cristianismo e centraliza-se em Cristo quando inicia dizendo que Deus falava aos antigos muitas vezes de muitas maneiras aos patriarcas pelos profetas, agora nos últimos dias fala pelo seu Filho, herdeiro de tudo e que participou, também na criação do mundo(Hb1,1). Por isso na continuidade (v.25) faz uma séria advertência à rejeição do Cristo. Desviar-se de Cristo, significa desviar-se do próprio Deus que veio dos céus. Não dar ouvidos a quem é da terra e fala da parte de Deus é grave, imagina não ouvir e rejeitar quem veio dos céus.
A rejeição à voz de Jesus, aos seus ensinamentos, às suas ordens, aos seus mandamentos, fatalmente atrairá o juízo e condenação da alma ao fogo eterno. Jesus reivindica para si todo o poder a Ele dado no Céu e na Terra. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra, conforme o edital de Dario que viu e testemunhou o livramento de Daniel do poder dos leões (Daniel 6.27). Sim, amados, Jesus é o Deus que salva e Ele não só atiça as estruturas da terra, mas tem o poder de comover as coisas celestiais em prol daqueles que se arrependem dos seus pecados. Ou seja, todas as coisas existentes são sujeitas à sua pessoa, é o único capaz de interceder ao Céu em favor dos pecadores arrependidos: Nós! Aguardemos em esperança o retorno do Céu do nosso Senhor Jesus.
O profeta Malaquias faz uma pergunta temerária: “- Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.”(Malaquias 3:2). O cadinho do ourives comporta o precioso metal em alta temperatura cuja impurezas em sua superfície serão definitivamente retiradas tornando-o puro. Assim é o fogo de Deus que purifica e como o sabão dos lavandeiros”, que lava os nossos trapos de imundícias. “ – O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.(“Apocalipse 3:5).
No livro do profeta Daniel, os seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego foram atados e lançados numa fornalha aquecida sete vezes mais porque não serviram aos deuses dos caldeus na babilônia e nem adoraram a uma estátua de ouro com trinta metros de altura levantada por Nabucodonosor( Daniel 3). Mas dentro da fornalha o rei Nabucodonosor viu quatro homens “soltos” “passeando” dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.(Dn vs.25). Seremos, sim, provados no fogo de Deus, mas não consumidos se Jesus estiver conosco. Enfim, são três segredos para sermos aprovados, nas provas de fogo: 1º – Ter o conhecimento pela Fé em Cristo, que recebemos Dele um reino indestrutível que jamais será abalado; 2º – Receber e reter a Graça Divina, nossa Salvação por meio de Cristo; 3º – Servir a Deus de forma agradável, reverente e em piedade. Nosso Deus consome o pecado, mas, faz perecer aqueles que rejeitam a sua Palavra. Adorar ao Pai em qualquer circunstância neste mundo, é a nossa maior prova de fogo, assim eu creio.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens