Fechar
Buscar no Site

Igreja de Antioquia, onde surgiu o termo ‘cristão’, será reconstruída após terremoto

Segundo o Livro de Atos, foi em Antioquia que os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWSATUALIZADO: SEGUNDA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2023 11:37
Muitos vizinhos não sobreviveram ao terremoto e outros foram realocados para longe de suas casas destruídas. (Captura de tela/CBN News)
Muitos vizinhos não sobreviveram ao terremoto e outros foram realocados para longe de suas casas destruídas. (Captura de tela/CBN News)

Cidade com importante significado bíblico, Antioquia foi uma das partes afetadas pelo terremoto na Turquia, em 6 de fevereiro.

Além de papel destacado na vida do apóstolo Paulo, também foi um alicerce fundamental para a Igreja primitiva.

Segundo o Livro de Atos, foi em Antioquia que os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez.

A casa destruída de um pastor e sua esposa em Antioquia foi visitada pela CBN News. Ao lado do imóvel, ficavam os edifícios de seus vizinhos queridos.

Muitos vizinhos não sobreviveram ao terremoto e outros foram realocados para longe de suas casas destruídas. Com isso, a família do pastor perdeu aqueles a quem serviam e compartilhavam sobre o amor de Jesuspor muitos anos.

A pastora turca Elmas Akin contou à reportagem sobre o terror que viveram naquela noite.

“Simplesmente não consigo encontrar as palavras para descrevê-lo e não acho que você possa realmente entender o que aconteceu naquela hora”, disse ela. Houve um barulho profundo no chão e não estava terminando e durou muito tempo. Meu marido e eu apenas olhamos um para o outro e nos abraçamos e começamos a orar.”

Elmas e seu marido acreditaram que iam morrer naquela noite.

A pastora turca Elmas Akin relatou o horror do terremoto. (Captura de tela/CBN News)

“E então conversando com meu marido mais tarde e nós dois percebemos que pensávamos a mesma coisa, que talvez fosse o Senhor e que nossa hora estava chegando, que aquele era o nosso último dia. Estávamos indo ao seu encontro?”

Então eles correram para fora da casa.

“Quando saímos completamente do lado de fora, olhei e percebi que todos os prédios haviam desabado e isso foi muito doloroso porque ali era o nosso ministério, com os nossos vizinhos”, disse Elmas.

Durante anos, ela ensinou a Bíblia para cerca de cinquenta crianças da vizinhança.

“Eles me conhecem como sua tia Elmas, às vezes mãe Elmas, porque os recebemos na igreja e nos jogos, compartilhando o Evangelho por muitos e muitos anos. Eles cresceram em nossas próprias mãos, por assim dizer”, lembrou ela.

‘Eles se foram’

Elma chorou ao contar sobre aquela nova situação.

“Agora todos eles se foram. Eu perdi todos eles. Alguns deles morreram e alguns deles estão apenas espalhados pelo país. Ou em ajuda médica, ou eles não podem mais viver aqui, ou eles se mudaram para outras cidades. Perdi todos.”

Senem Ekener da Turk Sat 7 estava em Antioquia para documentar o que aconteceu com a igreja depois do terremoto.

“Muitos dos prédios da igreja estão completamente destruídos”, disse ela. “Eles perderam, nossos irmãos e irmãs, eles perderam os prédios de suas igrejas. Congregações que o Corpo de Cristo realmente espalhou por toda parte enquanto falamos”.

“Alguns ficaram para ajudar no resgate, distribuindo ajuda, tudo o que podem. E toda a igreja no país tem utilizado ajuda, enviando ajuda, enviando pessoas para onde quer que precise de ajuda e orando”.

Ekener também fundou uma igreja ali.

“Como Deus está realmente se mostrando nas pessoas, sendo Cristo um para o outro como o Corpo de Cristo em unidade, uma incrível unidade e funcionando apenas como Suas mãos, como Seus pés alcançando as pessoas”, explicou Ekener.

“Vendo isso, tenho tentado consolar. Palavras não são suficientes, é claro, e é hora de apenas chorar com eles por sua perda e também apenas ser Cristo para as pessoas que nunca estão sozinhas e estamos juntos nisso porque você não pode realmente se separar do que seus irmãos e irmãs e o país estão passando por causa deste terremoto devastador.”

Destruição e escombros

A igreja da pastora Elmas também foi destruída.

A reportagem da CBN relata que muitas das ruas da Velha Antioquia estão intransitáveis ​​agora por causa dos escombros.

A igreja de Akins, que tinha 23 anos, ficava em um beco que não podia ser alcançado por causa de todos os escombros. Apenas a placa permaneceu visível.

“Não sobrou nada”, disse Elmas. “E esta é a nossa igreja há 23 anos. Todos esses anos de amor e carinho por todos. Tudo se foi completamente.”

Ainda assim, ela tem uma perspectiva positiva.

“Mas minha esperança é grande. Porque estávamos alugando o antigo prédio da igreja e estávamos pedindo ao Senhor para dar o nosso próprio prédio da igreja e há um ano vimos um terreno e começamos a construir. Então isso já começou, a construção do novo prédio da igreja”, explicou.

Embora a velha igreja tenha sido destruída pelo terremoto, um novo prédio que eles estavam preparando não foi destruído e já está aberto para o ministério.

“Não resta mais Antioquia, mas haverá uma nova Antioquia. Haverá uma nova igreja. E Deus já nos deu aquele edifício para isso. Então essa será a nova igreja e não há danos nela”, disse Elmas.

Recomeço

A pastora pediu oração por um novo começo.

“Por favor, por favor, ore para que Deus nos acompanhe até a conclusão do novo edifício da igreja. Onde a necessidade é muito mais evidente. Por favor, ore por isso.”

Ela continuou: “E, por favor, ore por nós, já que para a igreja agora, somos apenas eu e meu marido. Nós somos essa igreja agora. E graças a Deus agora muitos outros cristãos de todo o país estão vindo para ajudar. Mas precisamos de Recursos Humanos. Precisamos de pessoas que estejam conosco. Por favor, ore. Por favor, ore para que Deus envie as pessoas certas para continuar este trabalho.”

Ekener diz que agora, mais do que nunca, é importante orar por um mover do Espírito Santo.

“Eles estão orando graças a Deus. Mas gostaria de pedir que orem para que haja muitos encontros divinos com Jesus”, disse ela. “Ele pode alcançar. Ele não precisa ser transmitido. Nós todos sabemos isso. Ele pode alcançar todos os humanos através de Seu Espírito Santo com visões e sonhos e consolações indescritíveis para o coração humano. Então, apenas ore para que as pessoas encontrem conforto em Deus.”

Fonte/ Guiame

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens