Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 26/02/23

O REI
“Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo.” (João 18.36)
No tempo de sua visitação à terra, Jesus exerceu diferentes ministérios em favor dos homens: líder, sacerdote, mestre, pastor e profeta. Como vimos anteriormente, o homem exerce todos esses papéis em benefício do seu matrimônio, mulher e filhos. Não obstante, ainda há uma outra função exercida pelo Filho unigênito de Deus que também toca ao homem à frente de sua casa: a de rei.
O Messias é o Rei dos reis, cujo poder é de eternidade a eternidade. Embora todas as coisas lhe estejam subordinadas, pois é o Senhor e criador de tudo o que existe no mundo (Colossenses 1.16), Jesus abriu mão de qualquer reinado segundo os padrões terrenos para estabelecer um reino espiritual de amor, verdade, justiça e graça, a fim de que o homem possa ser liberto do reino das trevas, do cativeiro do pecado e da opressão das forças invisíveis do mal.
A ação que melhor associamos a um rei é “governar”. E é o modelo do justo e bom governo de Cristo Jesus que deve ser encontrado no homem remido. Ora, escrevendo a Timóteo, Paulo destaca que, entre outras qualificações, o aspirante ao ministério pastoral “deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?).” (1Timóteo 3.4-5)
Saber governar bem a casa é conhecer profundamente a vontade do Altíssimo para a família e levá-la ao cumprimento em todo o tempo e lugar. Isso implica também criar os filhos em obediência e honra. Todos nascem em pecado, cabendo aos pais instruir os filhos no caminho da salvação, para que cedo tenham um encontro transformador com Jesus.
Ao vir à luz, a criança não recebe um coração disposto a honrar e obedecer aos pais. São estes que devem ensiná-la, pelo testemunho do amor, as veredas da honra e obediência aos pais. Afinal, governar bem a casa é “estar à frente” dela com a sabedoria do alto. E, como o reino de Jesus não é deste mundo, devemos educar os filhos consoante os valores do reino de Deus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens