Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 26/02/23

DESOBEDIÊNCIA É TRAIÇÃO

12 – O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.13 – Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 – Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 – Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15:12-15)

Deus é amor, e Jesus é a expressão maior do amor verdadeiro. É  inigualável entre os homens, imensurável, abrangente, incomparável em todos os aspectos e dimensões. Nosso raciocíniológico é incapaz de alcançar a compreensão perfeita  do grandioso amor de Jesus por causa da nossa alma imperfeita e pecaminosa.Deve-se  frisar, no entanto, de que Deus ama o pecadorarrependido que está neste mundo, mas abomina e vira o rosto contra o pecado dos homens, sendo Ele Santo, Santo, Santo, na unidade do Pai do Filho e do Espírito. “ – Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.  – Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.  – Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”(Romanos 5:6-8)  Alguém entre nós daria  seu filho para morrer em favor de alguém que seja desumano, impiedoso,  cruel?

Na Física, a terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo que recebe a força. Em analogia com esta Lei da Física, afirmamos queo amor vindo de Deus produz a força em nós e interage com aquele que o  recebe. Qual a nossa reação ao amor recebido de Deus? Como igreja continuamos lerdos, indiferentes a esta força de  ação e poder divino? Temos correspondido ao seu Amor? Pensemos sobre isso.

O  amor verdadeiro não é egoísta e  espera pela correspondência de uma amizade. Jesus promove os seus discípulos ao “cargo” de amigos (v.15). No reino de Deus  somos servos uns dos outros, amados, escolhidos e nomeados para a glória do Senhor. Melhor ainda é quando somos promovidos ao status de amigo de Jesus. Nosso amigo Jesus espera obediência ao seu mandamento de amor: “ … ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” E requer que reconheçamos a importância do seu ato de amor quando deu a vida por nós(v.13).

É intrigante e incompreensível quando Jesus recebeu o beijo da traição e  mesmo assim chamou o seu traidor de “Amigo”. “ Jesus, porém, porém lhe disse: Amigo a que vieste?” (Mateus 26.50a). Sempre ouvimos quem traí e o amigo e não o inimigo. Uma alusão perfeita à traição de Judas. Cuidemos para não trair o nosso maior e  melhor amigo, infelizmente somos pecadores  pouco  confiáveis. Desobediência é traição!  A que viemos até Jesus? Em nossa caminhada com Jesus devemos nos preocupar em sermos constantes e fiéis ao seu mandamento de amor fazendo o que Ele manda, não aquilo que acho que Eu devo fazer. Estar disposto acumprir em obediencia o mandamento do Senhor atrai a sua amizade. Abraão em obediência creu em Deus e foi chamado o “amigo de Deus”, sigamos este maior exemplo.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens