Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 26/02/23
NOSSA ESTRUTURA
“Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó”. (Salmos 103. 14).
Por causa da fragilidade do nosso coração, é normal pensarmos que nossas tribulações e aflições São além do que podemos suportar.
Deus conhece a nossa estrutura e age em todas as áreas da nossa vida.
É imprescindível aprendermos a administrar as emoções em vez de permitir que nossas emoções nos controlem.
Nossas emoções, como nossas mentes e corpos, são grandemente influenciaras pela queda da humanidade em pecado. Permitir que nossas emoções nos controlem não é uma atitude piedosa. Devemos agradecer a Deus por nossa capacidade de sentir emoções e administra-las como presente de Deus. A forma de gerenciar nossas emoções é crescer em nossa caminhada com Deus. Somos transformados pela renovação de nossas mentes (Romanos 12. 1-2). e pelo poder do Espírito Santo – Aquele que produz em nós o autocontrole (Gálatas 5.22-23). Precisamos de contribuições diárias dos princípios e da sabedoria bíblica para desenvolvermos inteligência emocional e espiritual.
Podemos comparar a Bíblia a um espelho; se quisermos ver um pouco do nosso coração, é só lê-la. Porém, essa comparação é mínima, pois o espelho mostra apenas o exterior, aquilo que está do lado de fora, mas a Palavra nos mostra o interior, o lado de dentro. No mundo espiritual, nos vemos por meio da Palavra de Deus, e ela nos foi dada para nos instruir, corrigir, tal como acontece quando estamos diante do espelho, reparar aquilo que não está bom para que fiquemos mais bonitos.
A distância entre a mente e o coração às vezes nos deixa divididos entre o que pensamos ou sentimos. Por vezes somos racionais e outras sensoriais. Às vezes não sabemos onde é o terreno de batalha, se dentro ou fora de nossa mente e coração.
Um sentimento negativo só pode trazer consequências ruins. Então é preciso treinar as emoções para suportar os piores sentimentos sem ser dominado por eles.
Saúde integral pra você !
Mário Porto,
Vosso conservo em Cristo.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.