Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 19/02/23
ALEGRAI-VOS NO SENHOR
Por Roberto Veloso
“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses, 4:4)
A alegria é a energia da vida. Ninguém faz ou constrói algo na tristeza. Se a alegria representa a energia. Atristeza traz desânimo e desalento.
Aqui não se fala das tristezas decorrentes dos lutos e das perdas, mas da constante, da que não abandona o indivíduo. Com certeza, conhecemos muitos deles, que vivem taciturnos, amargurados, sem perspectiva.
Estão sempre para baixo, sem disposição. Mesmo no trabalho, tudo fazem por obrigação e não por satisfação. As tarefas do cotidiano são fardos duros de carregar.
Porém, a Bíblia nos ensina a fazermos nossas atividades como se para o Senhor fosse e não para homens. Porque a glória destes é passageira, enquanto a de Deus é eterna e justa.
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;” (Colossenses, 3:23,24)
Assim, também deve ser a alegria no Senhor, sem esperar a reciprocidade de homens. Por isso, o apóstolo Paulo se preocupa com a então Igreja da cidade de Filipos, orientando os seus membros a se alegrarem, porque se temos Deus ao nosso lado não podemos ficar tristes.
E a nossa alegria vem do Senhor com a consequente energia para encararmos os desafios impostos. Quando Neemias estava liderando a reconstrução dos muros de Jerusalém, as dificuldades eram grandes, mas Deus estava com ele.
Esdras, o sacerdote, leu o Livro da Lei em alta voz e as pessoas começaram a chorar, entristecidas de saberem que estavam longe de cumprirem as ordenações determinadas. Neemias, porém, disse para o povo se alegrar.
“Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” (Neemias, 8:10)
A nossa alegria é Deus e a Sua maior expressão é Jesus. Pois, se andarmos com Jesus, teremos a paz. E se temos a paz, é imperioso nos alegrarmos.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João, 14:27)
Porque a paz do mundo é transitória, ao passo que a paz de Cristo é duradoura, ela enfrenta qualquer adversidade. As tribulações não nos abalam porque estamos com o Senhor nos protegendo, orientando e nos dando discernimento.
- Jesus é a salvação e a vida, andemos com Ele
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.