Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 19/02/23

FUGA PARA O MONTE

15 – E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. 16 – Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. 17 – E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. (Gênesis 19:15-17)

No canal  portasabertas.org.br, encontramos uma postagem com o título: Um milagre de Natal em meio ao Tsunami. A matéria conta que no dia 25 do ano 2004, cristãos queriam celebrar o natal em Meulaboh (Indonésia), mas não foram autorizados e disseram-lhes que se quisessem celebrar que fizessem na montanha. Humilhados e rejeitados  400 cristãos, então, saíram da cidade e foram para a montanha e  ali passaram a noite ficando a salvo do grande Tsunami que fez perecer toda aquela cidade. Os sobreviventes que ficaram na cidade declararam: “O Deus dos cristãos nos puniu”. Sim, amados, horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31)

O Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra destruindo aquelas cidades, a campina e moradores, e o que nascia da terra. (v.24,25). Deus envia anjos para avisar e despertar do grande e terrível perigo da iminente destruição. Contudo, o Senhor ama e quer salvar toda a família sobre a terra. Os anjos insistem com Ló e apresentam o “roteiro de fuga” para que ele, sua mulher e filhas não viessem a perecer. Fujam para o monte! Como escaparemos se não atentarmos para uma tão grande salvação? (Hb2.3).

Bem como as cidades de Sodoma e Gomorra, imersas na perversão, maldade e imoralidade,  sem qualquer respeito aos homens ou  temor a Deus, assim é o contexto do mundo em que vivemos. A produção da maldade no coração do homem sem Deus é extensa e sem limites, que somente o amor eterno e a misericórdia do Senhor pode salvá-lo do temerário julgamento e juízo divino que breve virá. Mas, alegrem-se os crentes,  pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Apesar do pecado que, certamente, conduz à morte eterna, temos a nosso favor a Graça do amor que perdoa manifestado por Deus e pelo seu Filho Jesus que nos conduz em vida abundante prosseguindo para a Vida Eterna. Não podemos compreender perfeitamente, mesmo com todos os santos, qual seja a largura, o comprimento e a altura e a profundidade (Ef 3.18), resta-nos somente imaginar sobre o grau máximo desse amor em Cristo Jesus.

Pais, filhos, despertem, levantem-se, larguem-se das mãos daqueles os arrastam  para o pecado, livrem-se deles. Fujam para o monte de Deus para ser salvo. Não olhem para trás, não parem pelo caminho, escapem para o monte onde está a salvação do Senhor. Jesus convocou seus discípulos para ensiná-los no monte, deu também, o exemplo diversas vezes retirando-se para o monte e  ficar a sós com o Pai. A oração mais intensa aonde transpirou sangue e não desistiu de salvar o pecador, foi no monte das Oliveiras. Portanto, ao ouvir a mensagem da salvação, despertem, levantem, livrem-se das mãos dos homens, não olhem para trás, não parem nas campinas, mas fujam seguindo para o monte do Senhor,  lá é  o nosso escape. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens