Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hugo Zica, publicado na PG do dia 19/02/23

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Duas notícias que incluem os mesmos elementos: centenas de pessoas reunidas; sentimentos aflorados; música entoada permeando o ajuntamento. Considerando-se eles elementos, conquanto genéricos, os dois eventos são idênticos. Daí reafirmar-se o ditado popular, que “as aparências enganam”. Sabe por quê?

Porque um dos eventos é uma festa desse feriado aí. Esse tal Carnaval. Gente reunida pra perder o número. Música alta. Emoções. A aparência de “alegria” pode enganar, pode até se disfarçar de felicidade. Só que não é nada disso. É só barulho, agitação, e no fim, corações partidos, renovada busca por felicidade, ruas vazias, sujeira nas ruas e nas almas. O saldo da bagunça é negativo.

Drummond, conhecido poeta mineiro, traduziu essa realidade perguntando a um “José” o que ele faria depois de a festa terminar. Assim se expressou o vate: “E agora, José? / A festa acabou / A luz apagou / O povo sumiu / A noite esfriou / E agora, José?” – Este poema, publicado em 1942, expressa isso: A festa acaba. A luz apaga. Aquilo que parecia felicidade sem fim não é nem felicidade, nem sem fim.

A segunda notícia inclui, como disse no início, os mesmos elementos: Uma chamativa reunião de pessoas, com música, sentimentos e a cada hora mais gente chegando. É o que está acontecendo na Universidade de Asbury, onde, desde o dia 8, centenas de pessoas estão reunidas num
intérmino Culto de Oração. O que fora planejado como o Culto regular de quarta-feira para os alunos da Universidade tem-se prolongado da seguinte forma: quando era para ter sido o fim do Culto, ninguém saiu. Os jovens continuaram orando e outros trouxeram cânticos, outros se chegam à frente clamando, e assim o movimento tem envolvido um crescente número de pessoas, chegando a chamar a atenção dos noticiários internacionais.

Note o contraste. Num lado, ruas cheias de aparência de felicidade, que, no entanto, não o é. Por outro lado, uma cena “parecida”: pessoas, música, emoções. Só que as aparências enganam. No Carnaval, só há morte e destruição. Em Asbury, e qualquer outro lugar onde “dois ou três estiverem reunidos” no nome Dele, ali há vida, e vida em abundância. Queira nosso bondoso Deus multiplicar por todo lugar, inclusive aqui em São Luís, o que Sua boa mão está fazendo em Asbury.

Para além das aparências, vida ou morte. Me faz lembrar aqueles versos: “Meu amigo, hoje tu tens a escolha. Vida ou morte – qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde. Hoje Cristo te quer libertar.”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens