Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 12/02/23

  1. O PASTOR
    “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10.11)
    Na literatura bíblica, a imagem do pastor é utilizada como símbolo de um líder com autoridade e poder espirituais para conduzir uma nação ou grupo em segurança, para alcance do propósito estabelecido, atendendo sempre às necessidades elementares das pessoas lideradas, por sua vez, comparadas a ovelhas.
    Jesus atribuiu a si mesmo o título de “o bom pastor”, aquele que “dá a vida pelas ovelhas”. Qual a finalidade dessa entrega da própria vida? Conceder vida em abundância e eterna aos seus seguidores (João 10.10). O Mestre não foi nenhum suicida nem mártir, porque afirmou: “Eu dou a minha vida para a reassumir” (João 10.17). O Filho de Deus morreu na cruz e ressuscitou para gerar um povo santo e irrepreensível, para louvor da glória de seu inefável amor (Efésios 1.4,6).
    De modo semelhante, o homem é o pastor da sua casa. Enquanto sacerdote, ele apresenta a família para Deus; como pastor, apresenta continuamente Deus para a família. O pastor do lar é o responsável pela santificação da mulher, em primeiro lugar, e dos filhos também. E não basta ser pastor: é fundamental exercer o ministério espiritual do “bom pastor”, dando, sempre que exigido, a vida por suas ovelhas, ou seja, mortificando seu “eu” a cada dia, para que as demandas do lar sejam supridas satisfatoriamente por todos os seus membros.
    Santificação é a palavra-chave. O homem precisa transbordar em amor para participar efetivamente do processo de santificação de toda a sua casa. Daí o mandamento: “Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra.” (Efésios 5.25-26)
    Não basta amar: é indispensável amar como Cristo amou à sua noiva, a igreja. De que forma? De modo sacrificial, entregando o que tiver de mais precioso em benefício do lar. Com qual propósito? Com a finalidade de santificar a mulher e os filhos. E por qual meio? Principalmente através da ministração da Palavra, com a vida, sobretudo, e com os lábios.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens