Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 12/02/23
MISERICÓRDIA E BONDADE
22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 – A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25 – Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 – Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. 27 – Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. (Lamentações 3:22-27)
Conforme estudos e tradição, o livro de Lamentações foi escrito pelo profeta Jeremias que contém as reações de pesar pela destruição do templo e queda da cidade de Jerusalém em 586 a.C,no tempo do rei Zedequias conquistada pelo império babilônico aonde viveram 70 anos no cativeiro. Judeus fugiram para o Egito e levaram consigo o profeta Jeremias (43.5,6) onde foi morto apedrejado. Alguns o conhecem como o profeta “chorão” pela mensagem triste e porque viu as suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas. Mas, também, profetiza que nos últimos dias, o Messias virá, reinará e coligará Seu povo. (Jeremias 23:5-6) “ – Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. – Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.”
Jeremias exalta as misericórdias do Senhor porque apesar de toda a calamidade predita e vivida em um cenário de derrota, destruição da cidade, e exílio e cativeiro, Deus não afasta a sua misericórdia daqueles que o amam. O salmista clama em oração: “ – Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó SENHOR, e a tua salvação segundo a tua palavra.” (Salmos 119:4).
Lamento pode significar muito mais do que queixa, lamúria, inconformismo. O Antigo e o Novo testamento eleva a nossa confiança ao Pai das misericórdias (II Coríntios 1.3) que sãoinfinitas e se renovam a cada manhã não permitindo que morramos na tristeza. Deus é fiel à sua Palavra, grande é a fidelidade do Senhor, assim, diz Jeremias. (v.23) e, assim, nossas lamentações podem ser substituídas por risos de alegria. “ – Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126:6). A preciosa semente é a Palavra de Deus. Vamos semear e esperar no Senhor (v.24), Ele é quem dá o crescimento, aguardemos o tempo certo.
Bom é o Senhor para os que o esperam, para quem o busca de todo coração, alma, força e entendimento. É impossível viver sem a Esperança, sem Fé em Deus. Assim tentam sobreviver muitos que perambulam por este mundo. Aquietar-se, aguardar em silêncio mesmo sendo um clamor regado com lagrimas, sem nenhuma dúvida, que o Senhor agirá em todas as manhãs com o renovo de sua misericórdia. O Renovo justo, Jesus Cristo, levantado na terra para ser Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, sábio e aplica a justiça na terra e praticará o juízo e salva todo aquele que o invoca.
Jeremias em dado momento fala de jugo, e tratamos como ensinamento, suportar a disciplina, o corretivo da parte do Senhor com alegria enquanto tivermos o vigor da mocidade isso é bom e agradável e atraí as misericórdias divinas. Busquemos ao Senhor, porque Ele é Bom.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.