Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 05/02/23

NOSSA ORAÇÃO: SE QUISERES, PODES

1 – E, DESCENDO ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2 – E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 – E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. 4 – Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. (Mateus 8:1-4)

Jesus desceu do monte de onde falou  para os seus discípulos e , também, para uma grande multidão. Foi um discurso prolongado e de rico ensino que tratou sobre comportamentos e relacionamentos entre as pessoas e com Deus,  segundo o padrão do reino divino.  Terminando sua fala, a multidão o seguiu, não porque os chamou  mas porque estavam admirados  por sua doutrina porque os ensinava como tendo autoridade; e não como qualquer estudante  da Lei. No mundo nunca surgirá alguém com tanto poder e  autoridade em sua palavra  como Jesus.  Por isso, até hoje e sempre,  a multidão o segue.

Em meio àquela multidão, alguém que era proibido de estar ali, um leproso, teve a ousadia de ir a Jesus, para atrair a sua atenção particular. Podemos  seguir a Jesus,  ser  mais um rosto na multidão, muito melhor, no entanto, é buscar a sua face. Para isso é necessário duas coisas:  ousadia e determinação. O leproso resolveu  adorar , sim, amados, a adoração atrai  o cuidado do Senhor. Aquele homem resolveu “trabalhar a sua fé”, colocar toda a confiança em Jesus. Pediu a ajuda daquele que não somente desceu do monte, mas desceu do Céu e que pode  autenticar,  reconhecer e confirmar nossas orações.

Não há mínima possibilidade de oração rejeitada quando dizemos ao Senhor: “… se quiseres, podes…”. É uma estratégia infalível para alcançarmos o coração de Deus. É claro que Jesus quer o melhor para nós, é claro que Ele pode tudo e fazer todas as coisas. A lepra representa a imundícia do pecado. Somente Jesus quer e pode nos lavar e purificar dos nossos pecados. Afinal foi para isso que Ele desceu do Céu. Então, a resposta de Jesus não pode ser outra: “Quero; sê limpo.” Ô Glória!

Jesus não lida só com doutrina, mas pratica a sua vontade em nós quando o adoramos e o buscamos em nossas suplicas e orações. Jesus estende sua mão e toca-nos com o toque curador. Sendo o pecado a nossa lepra , e Ele mesmo, com apenas um simples toque absorve as nossas impurezas e imundícia, toma sobre si nossos pecados e cura-nos, sara-nos e logo nos purifica pela sua palavra: “Quero; sê limpo.

Jesus não veio “revogar” a Lei dada por Moisés, nem contraditá-la, mas veio para o cumprimento profético das escrituras quetestificam à Seu respeito. Jesus mostra-se intimo com  aquele que o busca. Não é preciso confessar pecados para ninguém, fraquezas, maus feitos, ou o que pensamos de mal. Ele sabe de tudo a nosso respeito. Mas, nos apresentarmo-nos diante dos homens em testemunho que um dia éramos impuros e indignos, mas fomoslimpos e dignificados pela Palavra de Deus. E, também, apresentemos uma  oferta  santa e agradável  ao Senhor,  corpo, alma e espírito, adorando-o. Ele quer, e só Ele pode. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon  – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens