Texto do Pastor Lusival Gaspar, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 05/02/23
O DISCIPULADOR
“O Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz.” (João 5.19)
Jesus salvou, instruiu e capacitou doze homens, por meio de palavras e exemplos, para levarem salvação e transformação aos pecadores, de Israel até os confins da terra. Aquilo que o Messias aprendeu com o Pai tratou de transmitir a seus discípulos, a fim de que isso também pudesse ser transmitido por eles às novas e sucessivas gerações, até a consumação dos séculos.
Esse processo de transmissão em cadeia dos princípios e valores do evangelho, denominado de discipulado, está sob o encargo de todas as pessoas que são libertas e salvas pelo sangue do Cordeiro de Deus. A ordem de Jesus para todos os seus seguidores é “vão e façam discípulos de todas as nações.” (Mateus 28.19)
Os discípulos de Jesus estão todos comissionados a fazer novos discípulos, ou seja, a reproduzir o caráter de Cristo em todos aqueles que, arrependidos e convertidos dos maus caminhos, decidem viver, mediante a fé e a direção do Espírito Santo, uma vida de obediência e temor a Deus.
Não obstante, a ordem para fazer discípulos começa em casa: os pais são os responsáveis pelo discipulado de seus filhos. Ora, Jesus inovou no método de discipulado, porque, antes dele, os rabinos ou mestres ensinavam os discípulos aos seus próprios pés. Porém, o Mestre foi mais adiante, pois, além de ensinar aos seus pés, fazia com que seus discípulos o seguissem por toda parte, aprendendo com a vida dele.
Somos imitadores de Cristo e devemos imprimir seu estilo de vida em nossos filhos, não apenas com o bom, perfeito e agradável doutrinamento extraído das Escrituras, mas, acima de tudo, com nossa vida, verdadeira Bíblia aberta, que as pessoas – e os filhos, principalmente – querem ler.
A escola, a igreja e os demais segmentos sociais não podem substituir o papel de discipulador dos pais, embora até possam de algum modo colaborar nesse processo. Outrossim, o homem desempenha essa função junto ao filho com a necessária colaboração da mulher, porquanto a mulher sábia edifica a casa.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.