Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 29/01/23

LÍDER E SERVO
“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10.45)
Jesus é considerado o maior líder da história, e seu estilo de vida serve como modelo de liderança para as mais diversas formas de organizações sociais, incluindo as de natureza secular. Ele nunca atribuiu a si o papel de chefe ou maioral; aliás, chegou a frustrar tentativas populares de proclamá-lo rei, segundo os padrões humanos, porquanto sabia que é o Rei do Universo, que seu reino – o reino de Deus ou reino dos céus – não é deste mundo.
Todo o comportamento do Messias caminhou no sentido oposto aos chefes de governo, que dominam e exercem autoridade sobre os povos, justamente porque ele não veio para ser servido, mas para servir à humanidade, livrando-a do cativeiro do pecado. Não obstante, Cristo Jesus é o modelo de liderança masculina no lar, ambiente que não requer um chefe ou dominador, mas um líder capacitado pelo Espírito Santo, consoante o caráter e o projeto do Filho de Deus, de sacrifício da própria vida em favor da salvação das famílias.
Líder, portanto, é o que serve, em amor incondicional e sacrificial, ao cônjuge e aos filhos, com a consciência de que o progresso espiritual e o pleno bem-estar de sua casa são o alvo principal de todos os seus planos, ações e decisões. Liderar, de acordo com a fórmula das Escrituras, é abandonar toda ambição mesquinha e egoísta e doar-se completamente pela causa da família.
O homem que assim procede e lidera não apenas concorre para a salvação de toda a sua casa, mas também serve de referência para as pessoas à volta, a fim de que reconheçam a eficácia do amor de Deus no mundo. Como homens, precisamos fazer do lar o lugar de habitação do Senhor Jesus, observável pelos outros indivíduos através do nosso serviço e sacrifício em benefício dos membros da nossa família.
Que o Altíssimo nos guie, nos sustente e nos conceda coração de adoradores e servos, segundo a imagem de seu Filho unigênito!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens