Texto do Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 29/01/23
CONFIANÇA É SABEDORIA
5 – Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. 6 – Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. 7 – Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: 8 – Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; 9 – Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.(Provérbios 30.5-9)
O livro de Provérbios, apesar da “tradição” atribuir a sua autoria a Salomão, é, a coleção de vários sábios da antiguidade, entre eles Agur (capítulo 30), o rei Lemuel de Massá (capítulo 31) e o rei Ezequias de Judá (capítulos 25 e 29), que também fez a transcriçãoe a compilação dos provérbios desde o reinado de Salomão (979 a.C) até (686 a.C), um período de 300 anos. Na porção do textobíblico em referência, as palavras são atribuídas a Agur (v.1). Curioso como o autor se vê : “o mais bruto dos homens e sem conhecimento do homem”(v.2)
Em primeiro plano devemos considerar que o sábio não é aquele que tem pleno conhecimento de tudo, mas, qualquer homem investido de sabedoria nesta esfera terrestre é em sua essência um ser “bruto” e que nem a si mesmo se conhece. O verdadeiro sábiotransfere o conhecimento da sabedoria para osinstância superior: Toda a Palavra de Deus é pura e santa e serve como escudo protetor para os que temem e confiam no Senhor.
Infelizmente, o homem através dos tempos e épocas e principalmente no dia de HOJE, no seu natural ímpeto de vaidade e arrogância, intentam contra o Deus que é o Criador de todas as coisas existentes. “- Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Romanos 1:25). Mas nunca conseguirão “formatar”, “apagar” ou substituir a Verdade de Deus, pela mentira. Sempre a Verdade vai prevalecer, não importa as articulações maliciosas dos homens que preferem ir de mal a pior acumulando pecado sobre pecado. Nada acrescente e nem retire da Palavra de Deus, é temerário.
O sábio se preocupa com duas coisas que considera perigosas para a sobrevivência. Pede o auxilio divino contra a vaidade e a palavra mentirosa. Creio que ele fala a respeito de si mesmo e não a vaidade ou a mentira dos outros. Ser humildes para não ser humilhado e sincero para não passar vergonha diante dos homense de Deus. Isso sim, é sabedoria!
Davi em sua velhice mais avançada, constatou na extensão de sua existência desde a sua mocidade nunca viu um justo desamparado e nem a sua descendência a mendigar o pão. Isso é fato e constatação que todos nós, também, podemos observar na vida de muitos homens e mulheres que servem e serviram ao Senhor de todo coração. “- Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.” (Malaquias 3:18). A sabedoria final é não negar a Deus de maneira alguma e nem usar do nome de Deus em vão. Confia em Deus no seu amor e em Jesus até o fim. Deus, o Filho, o Espírito Santo e a Palavra é a nossa Sabedoria.
- Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.