Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 22/01/23

JESUS E O PODER DE RESSUSCITAR

Por Roberto Veloso

E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.” (João,11:43,44)

Na Bíblia temos diversos relatos de ressurreição. Um famoso é o do menino, filho de uma mulher sunamita, que foi ressuscitado pelo profeta Eliseu.

Subiu à cama, deitou-se sobre o menino e, pondo a sua boca sobre a boca dele, os seus olhos sobre os olhos dele e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.” (2 Reis, 4:34)

A diferença entre a ressurreição de Lázaro e a do filho da sunamita é a palavra. Enquanto Eliseu teve de realizar manobras, como respiração boca a boca e massagem corporal, Jesus precisou apenas da palavra: Lázaro, vem para fora.

Jesus não precisou de nenhum contato físico para ressuscitar Lázaro, enquanto Eliseu, um homem de Deus, conforme a própria mãe do menino declarou, precisou se utilizar de inúmeros recursos para conseguir trazer vida ao garoto.

Com a ressurreição, Jesus resolve os problemas porventura existentes. Vejamos o caso do filho da viúva descrito pelo evangelista Lucas.

Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!” (Lucas, 7:14)

Nesse caso, apresentam-se várias situações. A primeira, a da viúva, que com a morte do filho ficaria desamparada, considerando que não havia previdência social àquela época.

As mulheres que enviuvavam dependiam dos filhos, porque a lei do resgate funcionava apenas para as que não tinham descendência. A dor da viúva era dupla, a da perda do filho e do futuro provedor.

Outra situação era a proibição de se tocar em um morto estabelecida pela lei de Moisés, porque quem assim o fizesse ficaria impuro.

Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias.
(Números, 19:11)

E Jesus tocou o esquife porque tinha certeza da ressurreição. Certo que a proibição da lei era para os mortos, não para os vivos.

E ainda, o poder da palavra, pois, por ela, ressuscitou o filho da viúva, simplesmente dizendo: Jovem, eu te mando, levanta-te.

  • A palavra de Jesus é poderosa, ela ressuscita os mortos, vivificando os espíritos. Para que Ele nos ressuscite basta crer em Sua palavra. Quem ouve a voz Jesus e crê em Deus que O enviou está salvo, tem a vida eterna. Essa é a nossa fé.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens