Fechar
Buscar no Site

O que mudou na Lista Mundial da Perseguição 2023?

Descubra quais os países que mais subiram e desceram de colocações, além de qual entrou e qual deixou a LMP

FONTE/ PORTAS ABERTAS


Cuba foi um dos países que mais subiu na Lista Mundial da Perseguição 2023, com um total de dez posições

Cuba foi um dos países que mais subiu na Lista Mundial da Perseguição 2023, com um total de dez posições


Já foi lançada a Lista Mundial da Perseguição 2023uma classificação dos 50 países em que é mais difícil ser um seguidor de Jesus. Apresentamos a seguir as principais mudanças quanto à perseguição aos cristãos no mundo em relação ao ano anterior. No total, 25 países subiram de posição, 21 caíram, dois se mantiveram na mesma posição e dois passaram da Lista de Países em Observação para o Top50.

Entre os países que mais subiram, os destaques são CubaBurkina FasoMoçambiqueColômbiaMaliRepública Centro-Africana e Malásia. Cuba foi quem mais subiu posições, 10 no total, passando de 37º para 27º. Isso se deu por conta do aumento da pressão e violência, já que a ditatura no governo intensificou suas táticas repressivas contra todos os líderes cristãos e ativistas que se opõem aos princípios comunitas.

Em seguida estão Burkina Faso e Moçambique, que subiram nove posições cada. Burkina Faso foi do 32º lugar para o 23º e Moçambique, do 41º para o 32º. Já Colômbia subiu oito posições, passando da 30ª para a 22ª colocação, enquanto Mali, República Centro-Africana e Malásia, subiram oito posições. Mali saiu de 24º para 17º, República Centro-Africana de 31º para 24º e Malásia de 50º para 43º.


Quem 
entrou, caiu e permaneceu igual

Entre os que mais caíram de colocação, estão CatarEgitoOmãJordânia e Afeganistão. O país que foi sede da última edição da Copa do Mundo, o Catar, passou da 18ª para a 34ª posição. Essa queda significativa foi porque não houve o fechamento de nenhuma igreja no período de pesquisa, apesar de diversas igrejas domésticas que foram fechadas no período anterior não terem sido reabertas. Apesar disso, a pressão aos cristãos, principalmente convertidos do islamismo, permanece extremamente alta.

O Egito também teve uma grande alteração de colocação, descendo 15 posições, saindo do 20º para o 35º lugar. Isso se deu principalmente devido à queda na pontuação da violência. Mesmo assim, ao menos cinco cristãos foram mortos e mais de 20 atacados, entre outros incidentes. Omã caiu 11 posições, passando de 36º para 47º, a Jordânia caiu dez, saindo do 39º para o 49º lugar, e o Afeganistão deixou a 1ª para a 9ª posição, caindo oito lugares. Amanhã você pode conferir uma notícia sobre o porquê dessa mudança no Afeganistão.

Dois países se mantiveram na mesma posição, o Uzbequistão em 21º lugar e Brunei em 46º. Outros dois deixaram a Lista de Países em Observação e ficaram entre os primeiros 50 lugares, ambos subindo 11 colocações – Comores passou de 53º para 42º e a Nicarágua de 61º para 50º. Você pode conferir mais sobre as mudanças e informações dos países acessando o perfil de cada um deles.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens