Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 15/01/23
O DESERTO NÃO SERÁ SEU FIM
O Senhor guiou o seu povo no deserto, porque o seu amor é para sempre. (Salmos 136. 16).
Na espiritualidade do povo de Israel, recordar a caminhada no deserto é renovar a certeza do amor de Deus que se manifesta na sua história.
Varias pessoas na Bíblia passaram tempo no deserto, onde enfrentaram desafios e aprenderam lições importantes de Deus. Algumas épocas da vida são como um deserto: um lugar seco e quente, sem muita vida, difícil de suportar. Enfrentamos dificuldades e temos pouco alívio. No entanto, nesses tempos de passagem pelo “deserto”, podemos aprender lições pedagógicas que vão trazer uma outra perspectiva da vida.
É um tempo propício para refazer a vida. No caminho descobrimos novas perspectivas, por isso, a travessia é feita de conflitos e sofrimentos, vitórias e alegrias. Ao longo de sua história, o povo de Israel sempre fez memória da experiência vivida no deserto. Essa lembrança o ajudou a enfrentar as dificuldades do momento presente. Os obstáculos cotidianos podem ser superados mais facilmente quando acreditamos que Deus e outras pessoas caminham conosco.
O deserto é….deserto. Não há comida nem água, sombra nem abrigo. Mas foi no deserto que o povo de Israel descobriu que seu sustento vem de Deus. Ele providenciou o maná e a água onde não havia nada. (Deuteronômio 8.32). Ninguém passou fome. Deus cuidou de seu povo.
Precisarmos aprender a descansar em Deus.
Diz o Soberano, o Senhor, o Santo de Israel: No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. (Isaías 30.15).
Apenas em Deus encontramos verdadeiro descanso. Quem não conhece a Deus não tem verdadeiro descanso porque nunca está seguro. Deus é nossa Rocha, Ele é infalível. Todas as outras coisas neste mundo podem nos falhar, mas podemos estar completamente seguros em Deus. Deus está sempre no controle, por isso podemos descansar Nele. (Marcos 13. 31).
Descansar em Deus é confiar e ter paz que excede todo entendimento. O descanso é uma benção de Deus. Descansar é deixar as coisas que não podemos controlar nas mãos de Deus.
Relembro a você que o deserto que você está vivendo agora é tão somente uma travessia, e com a graça de Deus vai passar. Não perca sua esperança, continue firme, o Senhor é continuamente contigo.
Indesistivelmente,
Mário Porto,
Vosso conservo em Cristo
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.