Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 08/01/23

JESUS E O CANSAÇO
Por Roberto Veloso

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus, 6:25)

Um sítio de notícias da Internet publicou há pouco uma reportagem sobre o cansaço da sociedade hodierna. Por incrível que possa parecer para alguns, Jesus tratou do tema quando esteve entre nós.

Uma das principais razões para a ansiedade dos dias atuais é a aquisição e manutenção de bens. Muitos vivem na correria, sem descanso, procurando acumular riquezas, sem nenhuma preocupação consigo mesmo e com os seus.

É certo que a dedicação completa ao empreendimento, ao negócio, pode render frutos, mas o ônus pode ser muito grande. Famílias que correm risco de desajuste, separações, divórcios, doenças somáticas.

Por isso, Jesus nos ensina que a nossa preocupação não deve ser as coisas da terra, mas, em primeiro lugar, as celestiais – o Reino dos Céus.

“Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus, 6:32-33)

Uma das maiores abominações para Deus é a idolatria, porque quando se adora outros deuses, o Senhor é esquecido. No caso, as riquezas se transformam em deus e passam a ser adoradas acima de tudo. Deus deixa de ser louvado e adorado e outro senhor é colocado em seu lugar, as riquezas.

E a adoração às riquezas é descabida e desnecessária, porque se temos o Reino de Deus e a sua Justiça, tudo nos será acrescentado. Em primeiro e único lugar somos servos do criador de todas as coisas, o Pai celestial. Não podemos servir a dois senhores. Isso é o que nos diz Jesus Cristo.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus, 6:24)

E servir às riquezas pode ter um fim trágico, porque não se sabe quanto tempo se tem de saúde ou de vida. E a falta de tempo para um relacionamento com Deus pode ser fatal. Na parábola do rico insensato narrada por Lucas, Jesus fala a respeito.

“Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas, 12:19,20)

  • Por isso, a nossa preocupação deve ser com o tesouro que está nos céus, a vida eterna. E somente há um caminho para se chegar lá, Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens