Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hugo Zica ( Igreja Batista Plenitude do Calhau – São Luís – Ma) publicado na PG do dia 01/01/23

DESCANSO PARA OS CANSADOS

Existem diferentes tipos de cansaço. Depois de uma tarefa muito longa, nosso corpo enfraquece e nós caímos na cama quase que desmaiados. É o cansaço físico. Outro tipo é o resultado de intenso trabalho cerebral, pensamento, estudo, escrita, análise; os músculos não estão extenuados, mas é como se estivessem. É o cansaço mental. Mas existe também um terceiro tipo, para o qual não existe solução fácil: o cansaço do coração. O coração se cansa de repetições infrutíferas, de expectativas frustradas, da falta de sentir um futuro. O coração se cansa e dormir não resolve. Férias não resolvem. O coração continua cansado. A mim parece que este seja o mal por trás dos males do nosso tempo. Vivemos um tempo de pessoas doentes, emocionalmente sobretudo. A mim parece, também, que a raiz de tudo isso é o cansaço do coração. A vida sem satisfação, sem esperança e que se torna um fardo mais e mais pesado.

Da mesma maneira como existem diferentes tipos de cansaço, existem também diferentes tipos de descanso. A carta aos Hebreus dedica o capítulo 4 a tratar sobre esse importante assunto. Ali são apresentados três tipos de descanso.

O primeiro, o descanso da salvação. No tempo do Antigo Testamento, havia um dia da semana chamado “Descanso”: o sábado. Seu nome em hebraico é “shabbat”, que significa: “descanso”. Estudando a Bíblia encontramos que aquele dia era um símbolo de um descanso que viria, para os que, em Cristo, descansam de procurar a salvação por suas próprias obras; descansam de seus trabalhos para confiar somente em Deus. Por isso em Hebreus 4:3 se diz: “Porque nós, os que temos crido, entramos no descanso”.

O segundo, o descanso definitivo, quando alcançarmos a eternidade com Cristo. Esse é o descanso que alcançaremos no Paraíso. Como diz aquela canção conhecida: “Morte e choro, tristeza e dor, nunca mais, nunca mais!” – Pois o mesmo capítulo que diz que nós já entramos no descanso, também diz: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).

O terceiro é o descanso do tempo presente, o privilégio de poder confiar aos cuidados de Deus nossas perturbações e ansiedades. Uma das mais valiosas riquezas da vida cristã. Mas a quanto a esse, somos advertidos: “Procuremos, pois, entrar nesse descanso” (Hebreus 4:11). Os dois anteriores são garantidos aos salvos, mas o descanso que vem de confiar no Senhor, esse é o descanso que podemos perder, e se o perdermos, que grande prejuízo será! O que precisamos é de sempre buscar o Senhor e pedir-Lhe que nos abençoe com Sua graça, a fim de usufruirmos desse descanso que Jesus já possibilitou para cada um de nós, salvos. Por isso, não se desanime. Prossiga firme nas coisas do Senhor e esperando pelas promessas, pois “quem o prometeu é fiel para o cumprir” (Hebreus 10:23).

“Vinde a Mim, cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei; tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28-30) – Sente-se cansado? Vá ao Senhor. Ele prometeu alívio.

Pr. Hugo Santos Zica

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens