Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 01/01/23
A LUTA CONTINUA
Quem sabe você tem se perguntado por que tem lutado, mas ainda não conseguiu vencer. Está cansado de lutar, então lute não com suas forças e sim com armas e as táticas de Deus.
No livro de Juízes 7. 16-20, vamos conhecer um pouco da biografia de Gideão, aprendemos que é preciso ter corage, disposição interior, espírito de luta e estratégia. Antes de ir para a luta contra os midianitas, com apenas 300 homens escolhidos por Deus. Duas vezes Gideão perguntou quem queria voltar pra trás por medo e vários retrocederam, recalcitraram, depois fez o teste à beira do rio para ver quem estava despreparado baixando a guarda ao beber água. Além disso, nesta luta ficou clara a ação divina, pois trezentos homens não poderiam vencer 22 mil, mas o
Senhor confundiu os inimigos e eles mesmos se destruíram (Juizes 7. 22).
O curioso foram as “armas” que Deus usou nessa batalha especificamente: um cântaro, uma trombeta, e uma tocha de fogo (Juízes 7. 16).
Quebre o Cântaro: v. 19
Ao quebrar o cântaro, um grande estrondo houve no chão e assustou os midianitas. O cântaro escondia uma tocha dentro e ao ser quebrado a tocha foi exposta para iluminar. Muitas vezes o cântaro esconde a nossa luz, por isso precisa ser quebrado.
Quebrar o cântaro significa negar a si mesmo como Jesus nos ensinou (Evangelho de Marcos 8.34). Para vencer é preciso renúncia, resignação, abstinência principalmente do pecado, e dos prazeres e egoísmo da carne.
Toque a trombeta: v. 18
A trombeta era de um chifre de carneiro. Ao tocar a trombeta, em três grupos, cem de cada vez, eles se revezaram para não se cansar e mantiveram o sonido por muito tempo ecoando no vale onde estavam os inimigos.
Tocar a trombeta significa testemunhar e declarar quem Jesus é, e tudo que Ele tem feito em nossas vidas. (Marcos 8.38). À Igreja precisa se unir para manter o som da trombeta ecoando no mundo.
Erga a Tocha: v. 20
A tocha serviu para iluminar o caminho do exército e confundir a visão dos inimigos pensando que havia muito mais homens ao alto da colina.
Nossa tocha é a poderosa e transformadora Palavra de Deus, que nos ilumina e nos faz ser fortes diante do inimigo. (Salmos 119.105). Jesus disse que não devemos esconder a nossa luz e sim compartilha-la ao mundo (Mateus 5. 14-16). A chama do Espírito Santo não pode se apagar na vida do cristão.
Para vencer é preciso saber como lutar, na total dependência da direção e tática de Deus.
Que o nos direcione nesse novo ano.
Indesistivelmente,
Mário Porto,
Vosso conservo em Cristo
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.