Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hugo Zica, publicado na PG do dia 25/12/22

CRISTO, O DEBULHADOR DE ESPIGAS

“A Sua pá ele a tem na mão; limpará a eira e recolherá no celeiro o trigo, mas a palha queimará com fogo inextinguível.” (Mateus 3:12)

 

O trabalho do panejador – ou: “debulhador” – especialmente naqueles tempos bíblicos em que o advento mecânico ainda não tinha proporcionado as máquinas colheitadeiras nem debulhadoras – consistia em usar de uma peneira, com a qual jogava as espigas de trigo para cima. Nesse ir e voltar, o grão soltava-se da casca, e o espaço desse trabalho, chamado Eira, ia-se enchendo de ambos. Grãos e cascas, que, depois, seriam remetidos a dois destinos diferentes: a palha alimentar o fogo, o grão, alimentar a gente.

 

Há quem imagine que JESUS seja uma espécie de embaixador das Nações Unidas, que vem juntar todas as pessoas num “denominador comum”. Mas creio que assim como rejeitou o trono de Israel naqueles dias, Nosso Senhor rejeitaria uma posição da ONU, se fosse hoje. Ele não vem somar. Vem dividir. É bem verdade que JESUS é sempre compreensivo e indulgente… mas, pera lá! Compreensivo, sim; indulgente, jamais, porque indulgência é cumplicidade, e Cristo vem a nós, compreende, de fato, o irremediável estrago que o pecado tem feito, mas não para ser cúmplice, mas para ser Salvador e Redentor. Aceita-nos pecadores, mas não nos abandona em tão miserável condição.

 

Somar? Sim, Cristo soma. Mas soma só pode ser feita de elementos iguais. Grão com grão, casca com casca; crentes com crentes, no assomo sempre belo da Igreja Local; perdidos com perdidos, por fim, no Inferno, separados de Deus. Perante a face de Jesus, o Debulhador, e ao longo das “peneiradas” da vida, em que somos jogados para lá e para cá, cada um assume seu lugar – uns caem como grão, outros como palha – uns com Cristo, outros longe Dele.

 

A cada dia, gira a peneira que te joga. Um dia, você também cairá. Em que lado será? Feliz você será se hoje mesmo desejar cair ao lado de Cristo.

Pr. Hugo S. Zica

 

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens