Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 11/12/22

RAÇA ELEITA, SACERDÓCIO REAL

Por Roberto Veloso

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pedro, 2:9)

Deus desde a eternidade tem um plano para separar um povo para ser Seu. Para atingir o Seu objetivo, escolheu Abraão como o patriarca da grande nação que seria estabelecida.

“Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.” (Gênesis, 17:7-8)

Abraão foi pai de muitos filhos, de Agar, Ismael, de Sara, Isaque, de Quetura, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Mas, o filho da promessa foi Isaque, de quem Deus exigiu o sacrifício, que afinal não se realizou porque o Senhor proveu um cordeiro para o holocausto.

De Isaque, Esaú e Jacó, este último recebeu a benção de seu pai. Do patriarca Jacó, advieram os doze filhos que formariam as doze tribos de Israel, Rúben, Simeão, Levi, Judá, , Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

José foi vendido aos ismaelitas e destes para a casa de Potifar, no Egito. Lá se tornou governador e, em razão da fome, seus irmãos foram procurá-lo, sem saber de quem se tratava, e chegando ao Egito, depois de José se revelar, lá ficaram até que assumiu um Faraó que não conhecia José e escravizou o povo por 430 anos.

Deus, com a sua mão forte, libertou o povo hebreu e cumpriu a Sua promessa entregando-lhe a terra de Canaã em possessão às doze tribos de Israel crescidas no Egito.

O povo hebreu é de Deus e foi constituído por Ele para tal fim. Porém, a promessa de Deus a Abraão abrangia não só a descendência física, mas principalmente a espiritual. E o descendente de Abraão encarregado de promover a separação espiritual do povo de Deus é Jesus Cristo.

Por isso, o apóstolo Pedro escreveu aos que se converteram a Jesus Cristo, arrependendo-se dos pecados, que, espiritualmente, mesmo sem ser judeu em sangue e carne, Jesus nos faz integrar o povo de Deus, sendo raça eleita, sacerdócio real, propriedade exclusiva do Senhor.Porque Jesus disse:

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João, 17:20,21)

  1. Nós somos os que vieram a crer em Jesus Cristo, por meio da palavra de Deus. Assim, em nós é cumprida a promessa, somos Seus filhos e somos parte de Seu povo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens