Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 04/12/22

  1. O VALOR DA BÊNÇÃO
    “Vá ao campo e apanhe para mim alguma caça. Faça uma comida saborosa […], para que eu coma e abençoe você antes que eu morra.” (Gênesis 27.3-4)
    Esaú era o primogênito de Isaque, fato que lhe conferia os privilégios da porção dobrada da herança e da bênção especial proveniente do pai. Desde o ventre materno, Jacó lutava com Esaú. Quando vieram à luz os gêmeos, Jacó segurava com a mão o calcanhar de Esaú (Gênesis 25.22,26).
    Homens feitos, Jacó lutava ainda com Esaú, para conquistar os direitos de primogenitura, que foram afinal trocados por um cozinhado de lentilhas preparado por Jacó. Já velho e cego, Isaque, pai de ambos, percebendo a aproximação da morte, quis abençoar o filho mais velho. No entanto, orientado por Rebeca, sua mãe, Jacó fez-se passar ardilosamente por Esaú e apoderou-se das bênçãos a este destinadas. (Gênesis 27.1-41)
    Jacó, portanto, lutou com todas as forças pelas bênçãos, enquanto Esaú as desprezou, quando também desprezou o direito de primogenitura. Esaú procedeu como ímpio, ao fazer pouco caso das bênçãos, conforme registram as Escrituras: “E cuidem para que não haja nenhum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um prato de comida, vendeu o seu direito de primogenitura. Vocês sabem também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.” (Hebreus 12.16-17)
    Precisamos entender a importância da bênção, que possui a força de uma oração poderosa, pois é um pedido e uma declaração perante o Altíssimo para que faça alguém prosperar, alcançar graça e livramento. Olhando para a nação de Israel, onde o hábito da bênção é bem observado pelos pais, podemos entender por que um pequeno país consegue despontar, por exemplo, na área da tecnologia aeroespacial e militar, serviço de inteligência, indústria de softwares e de cinema.
    Jesus realça o valor da bênção, quando, ressurreto, a pronunciou aos discípulos: “Paz seja convosco!” (João 20.19). Aprendamos, pois, com Jacó, que, de tão apaixonado pela bênção do Senhor, lutou com um anjo uma noite inteira, até ser abençoado (Gênesis 32.26).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens