Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 20/11/22

AINDA QUE …

17 – Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18 – Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação19 – O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). (Habacuque 3:17-18)

O profeta Habacuque, falou ao povo de Deus em tempos  de escassez, tempo de desolação, tempo  de grande necessidade, tempo sem flor, sem fruto, sem produto, sem mantimento. Tempo desértico. Habacuque significa “abraço”, e está incluso na subdivisão bíblica chamada de “Profetas Menores”, sendo, também, um livro de apenas três capítulos provavelmente escrito no século V, antes de Cristo.

Habacuque faz questão de apresentar a sua confiança … ainda que … . Sim amados quem tem experiência e ouve a Deus tem que ser diferente daqueles que não ouve a Deus. Ouvimos um dito popular que “na crise se cresce” e outro que surgiu no meio do povo de Deus que diz: Na crise temos Cristo.

Precisamos firmar nossa consciência espiritual a respeito de Deus a fim de atingir um grau maior dematuridade e confiança como de Habacuque. Lembremos da maior definição de Fé na carta aos hebreus: “ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1) e ainda o justo viverá da  fé (Hb10.38).

O justo que vive da fé deve substanciar a sua confiança com o “ainda que do profeta Habacuque.Assim, não precisa ver a flor, nem o fruto, nem o produto, nem o mantimento, para se alegrar. O justo exulta a Deus em qualquer circunstância boa ou má. Isso não faz parte de uma programação mental, para um pensamento positivo. O Senhor é a  minha força e o meu escudo … o meu coração salta de prazer e o louvarei (Sl 28.7). Isso é FÉ transbordante.

Em tempos sombrios, o Senhor ilumina o caminhodo justo e não permite que ande em trevas, afastando-a. Por isso declare com o profeta: “Exultarei no Deus da minha salvação”. Jesus diz: Eu sou a Luz do mundo (Jo 8.12)

O nosso país nesse momento vivencia intenso conflito entre poderes do estado onde a  corrupção tem promovido a injustiça dos juízes, negociatas espúrias entre políticos e grandes empresários, corrompidos. A olhos físicos só vemos o mal se alastrando. Mas, ainda que tudo pareça perdido. Adoraremos, regozijaremos alegres no Deus da nossa Salvação. Amém!

  1. Pr. Ivan Moutinho – iobboavista – Timon – Ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens