Fechar
Buscar no Site

38 ª Reunião da CMID fomenta novas oportunidades de negócios


Brasília,

Para discutir questões relacionadas à indústria de defesa, foi realizada na quarta-feira (16), na sede do Ministério da Defesa (MD), a 38ª Reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID). O evento, que foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, contou com a participação de representantes de Ministérios, como MD e Economia, e das Forças Armadas.

Antônio Oliveira-1.jpg

Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à classificação de produtos de defesa, credenciamento de empresas e alterações cadastrais. Outras duas propostas relevantes no âmbito da Base Industrial de defesa (BID) também foram debatidas: a de ampliação do uso do Termo de Licitação Especial (TLE), em âmbito nacional, com a utilização da Central de Compras do Ministério da Economia, e a de inclusão do credenciamento de entidades financeiras como Empresa de Defesa (ED), além da classificação de produtos financeiros como Produto de Defesa (PRODE).

Antônio Oliveira-7.jpg

As propostas foram deliberadas favoravelmente. por unanimidade, pelos membros da CMID e seguem para regulamentação pela autoridade ministerial.

Como resultado, 39 novos produtos foram classificados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e oito como Produto de Defesa (PRODE). Houve, ainda, seis propostas de credenciamento para Empresa Estratégica de Defesa (EED) e cinco para Empresa de Defesa (ED). Atualmente, 132 empresas são credenciadas como EED e 29 como ED. Em relação aos produtos, 1128 são classificados como PED e 103 como PRODE.

Por Ascom, com informações do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD)
Fotos: Antônio Oliveira

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens