Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso – PG do dia 13/11/22

EXECUTAR A PROMESSA

Por Roberto Veloso

E disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes em chegardes para possuir a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos deu?” (Josué, 18:3)

Deus prepara tudo para que se possa usufruir de suas promessas, que sempre são as melhores. O trecho bíblico acima é dito por Josué depois que o povo hebreu atravessou o Rio Jordão e estava dentro da terra prometida.

O Senhor Deus havia prometido desde Abraão a conceder à descendência dele a terra de Canaã, onde mana leite e mel. Para fazer isso, Ele separou o seu povo, a partir de Isaque, depois Jacó e seus doze filhos que vieram a formar as doze tribos de Israel.

A constituição do povo foi precedida da venda de José pelos irmãos aos ismaelitas e destes para as autoridades do Egito, onde foi trabalhar na casa de Potifar.

Com a fome, os irmãos de José foram buscar comida no Egito e lá ficaram durante mais de 400 anos, quando formaram um grande povo. Inicialmente, foram setenta pessoas que se multiplicaram e, segundo o Livro de Números, tornaram-se em mais de seiscentos mil homens.

E o Senhor, com a Sua mão poderosa, tirou a todos do Egito, com muitos milagres, desde as pragas, passando pela morte dos primogênitos, até a distribuição do maná no deserto.

Mas, o povo nem sempre teve fé no cumprimento das promessas e por diversas vezes desacreditou e desfaleceu com queixas e murmurações. Foi assim, ainda no deserto, quando pediram a Arão que fabricasse um bezerro de ouro, deus pagão do Egito.

E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.” (Êxodo, 32:4)

O povo se corrompeu ao deixar o Senhor por outros deuses feitos por mãos de artífices, que não falam, não andam, não veem e não tem vida.

E o pior foi terem ficado com medo de tomar posse da terra prometida, o que desagradou profundamente a Deus, que os obrigou a passar mais quarenta anos no deserto.

E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.” (Números, 14:33)

Assim, ainda acontece nos dias de hoje quando Deus tem planos maravilhosos para vida das pessoas e elas são negligentes na execução da promessa não se esforçando e nem tendo bom ânimo.

  1. Jesus Cristo nos ensina a acreditar, a ter fé, a enfrentar as adversidades, porque com Ele somos mais do que vencedores.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens