Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 13/11/22
A TODOS OS DO CATIVEIRO
4 – Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: 5 – Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. 6 – Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 7 – E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.( Jeremias 29:4-7)
O Senhor estendeu a mão e tocou na boca do profeta colocando a sua palavra.( Jr.1,9). Assim também Deus nos convoca para sermos porta-vozes, carta de Cristo escrita com o Espírito do Deus vivo (II Co 3,3). Deus levanta o profeta para anunciar o que viria sobre os reinos divididos de Judá (Reino do Sul) e Israel (Reino do Norte). É assim, todo reino dividido corre o risco de não prevalecer ante aos seus inimigos. O reino do norte abandonou ao Senhor servindo a outros deuses e foi o primeiro a ser dominado. No entanto ao reino de Judá o Senhor estendeu a sua misericórdia mesmo estando no cativeiro e no exílio. No final de tudo haveremos de ver a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve.(Ml 3,18). “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.” (Sl 126,1)
O Senhor é quem fez o seu povo ser levado de Jerusalém para o cativeiro na Babilônia. Mas Ele nunca abandona o seu povo e mesmo no cativeiro o Senhor cuida dando o seu conselho e abençoa e faz promessa àqueles que amam a sua palavra. Jesus diz: “… não vos deixarei órfãos …” (Jo 14.18). “–
No cativeiro, o Senhor ordena a edificação de nossas casas, ordena plantar jardins e desfrutar dos frutos. No cativeiro o Senhor ordena multiplicar e não diminuir; no cativeiro o Senhor ordena a sua paz; no cativeiro o Senhor nos ordena para orarmos e pedir pela paz da cidade. Jesus veio para pregar liberdade aos cativos. (Lc 4,19). Queridos, não importa o lugar geográfico, aonde estamos, a paz e a liberdade está somente em Cristo. Nele somosverdadeiramente livres.
Tem um ditado popular: “se alguém lhe dá um limão, faça uma limonada”. Diante de tantas circunstâncias de risco e perigo que nos envolve, não devemos gastar nossos dias em tristeza ou lamentações intermináveis. Mas devemos vigiar porque existe a possibilidade de sofremos, é o “Risco” que corremos. Mas a todo tempo devemos nos afastar do “Perigo”. No mundo tereis aflições, esse é o risco que passamos todos os dias. Jesus é o auxilio para a edificação de nossa casa, abençoa nosso jardim, abençoa nossa geração e nos dá a sua paz, aquela que o mundo não conhece. O melhor lugar para estar longe do perigo de perecermos é em sua presença, não importa o cativeiro.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.