Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 30/10/22

MATIAS, O ESCOLHIDO
Por Roberto Veloso

E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1:26)

Esse episódio narrado na Bíblia aconteceu porque Judas traiu Jesus e depois suicidou, conforme diz o apóstolo Pedro:

Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério.” (Atos 1:16,17)

Um dos aspectos interessantes da vida de Judas é que ele era dissimulado. Ele andou com Jesus durante todo o ministério, foi um dos doze apóstolos. Era tão próximo de Jesus que ele exercia a tesouraria do grupo.

A proximidade de Judas com Jesus era tão grande que eleO traiu com um beijo, que naquele tempo significava amor fraternal. Ou seja, o ósculo de cumprimento fraterno representou um ato de deslealdade e de traição. Por isso, Jesus o tratou naquele momento angustiante de amigo.

A dissimulação do traidor é possível se constatar com a leitura da passagem da santa ceia, quando nenhum dos discípulos desconfiou dele.

E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?” (Mateus, 26:21-22)

Esse Judas além de traidor tinha outra característica, era ladrão. Roubava o dinheiro que tinha sob a sua responsabilidade. É claro que a sua dissimulação e insensibilidade não permitiam que os demais soubessem de sua conduta.

Para roubar sem descobrirem, era necessário que todos confiassem incondicionalmente em Judas. O apóstolo João, porém, relata a conduta de ladrão do traidor, evidentemente sabida depois dos acontecimentos.

“Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este perfume por trezentos denáriose não se deu aos pobres?
Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.” (João 12:4-6)

Após o suicídio de Judas, a morte e ressurreição de Jesus, era necessário que o quadro se completasse novamente, daí a escolha de Matias, um seguidor de Jesus desde o batismo, com a finalidade da completude dos doze apóstolos.

A partir daquele momento, Matias passa a ser um dos doze e participou do batismo no Espírito Santo no dia de Pentecoste. Matias, assim como os demais, cumprem o ide de Jesus e propagam o evangelho a toda criatura, proporcionando a salvação e a vida eterna.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens