Brasil é campeão do Mundial Militar de Pentatlo Naval
O Brasil sagrou-se vencedor do 52º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Naval, no individual masculino e no feminino, e por equipes. A competição teve início em 4 de outubro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro. Além do Brasil, participaram sete países: África do Sul, Alemanha, Espanha, Finlândia, Irã, Rússia e Suécia. Os Emirados Árabes, a Tanzânia e a Zâmbia estiveram presentes como observadores.
A cerimônia de encerramento do campeonato foi realizada na segunda-feira (10). Na ocasião, a equipe feminina do Brasil ganhou medalha de ouro, a Rússia de prata e a Espanha de bronze. Os militares brasileiros também conquistaram o primeiro lugar no placar geral, seguidos das esquipes da Alemanha e da Rússia.
Desempenho – Na disputa individual feminina, a Sargento brasileira Áila Alves teve o melhor desempenho, seguida da atleta russa WO Anastasiia Poliaskaia e da espanhola CAES Sara Marquez. No masculino, os Sargentos brasileiros Max Leal e Tiago André conquistaram o primeiro e o segundo lugar, e o alemão OR-3 Janik Hoffmann o terceiro.
No último dia de prova, os militares ainda disputaram o revezamento na pista de obstáculos, com pontuação à parte das outras provas. Novamente, as duas equipes do Brasil conquistaram o primeiro lugar. No feminino, as militares da Rússia ficaram em segundo e a Espanha em terceiro. Já no masculino, o Brasil foi seguido por militares do Irã e da Espanha.
“Este é o verdadeiro espírito desportivo, aquele que faz nossas audiências vibrarem com muita alegria, trazendo orgulho, especialmente, para aqueles que contribuem para fazer do esporte uma ferramenta poderosa no desenvolvimento social e humano”, afirmou o Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM/MD), no decorrer do evento.
Condecoração – Durante a cerimônia de encerramento, houve entrega da Medalha da Ordem do Mérito do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). A honraria é atribuída pelo conselho de diretores da instituição àqueles que, pelas suas ações, demonstraram os ideais e os objetivos do CISM e contribuíram para o desenvolvimento do esporte nas Forças Armadas.
A solenidade contou com a presença do Secretário-Geral do Ministério da Defesa; do Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD/MD); e do Comandante do CEFAN; entre outras autoridades.
O Pentatlo Naval é uma prática tipicamente militar. As cinco provas que compõe a modalidade são: Pista de Obstáculos, Natação de Salvamento, Natação Utilitária, Habilidade Naval e Cross-Country Anfíbio.
Por Júlia Campos
Fotos: Igor Soares
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.