Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 16/10/22
O QUE É LÍCITO?
21 – E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que n bjão consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. 22 – É-nos lícito dar tributo a César ou não? 23 – E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? 24 – Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. 25 – Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. 26 – E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se. (Lucas 20:21-26)
Juridicamente, a liberdade é um direito que todo cidadão pode ter, e, é um privilegio desfrutar de uma boa e verdadeira liberdade. No entanto, a liberdade deve ser adquirida, pois trata-se de uma concessão que parte de algum tipo de autoridade. Assim para se ter liberdade, deve-se pagar um preço, uma espécie de tributo, um imposto, para não ser um inadimplente, um devedor.
Jesus era seguido e perseguido. Muitos o seguiam com a boa intenção de ouvir o que ensinava a respeito do Reino de Deus, mas, haviam os infiltrados, ou espiões com obstinado propósito de denunciá-lo às autoridades romanas para fazê-lo prisioneiro. Infelizes, não sabiam contra quem tramavam, pois ele mesmo, Jesus, veio para oferecer a liberdade. . “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(João 8.36). Enfatizamos que a liberdade é uma concessão que parte de uma autoridade estabelecida. Neste caso, a Suprema autoridade vem da parte do Filho de Deus.
A liberdade tem um preço a ser pago, um tributo àquela autoridade que faz a concessão. Jesus é instigado com uma pergunta capciosa feita por um fariseu: “- É-nos lícito dar tributo a César ou não? (v.22). A resposta seria uma afronta ao governo romano se Jesus fosse contrário à cobrança daquele imposto. O que é lícito? Paulo diz que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém e nem todas edificam.(I Coríntios 10.23). Em outras palavras, se tenho a liberdade de Cristo, devo cuidar para escolher o que me convém e edifica sendo eu um seguidor de Jesus, senão, serei mais um libertino prisioneiro do pecado, sem ser VERDADEIRAMENTE LIVRE. Jesus pagou o alto preço!
Em Cristo temos liberdade para pensar, escolher, construir, edificar, e por essa liberdade temos que pagar o nosso tributo devido ao governante celestial. “- E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.” (Lucas 4:12). Jesus lembrou ao diabo a Lei soberana de Deus, que é a autoridade suprema. Se o diabo é obrigado à Lei de Deus, quem somos nós na fila do pão para não obedecer as Escrituras?
Pague o tributo devido a Deus, não sonegue, não seja inadimplente, não seja devedor. “Daí a Deus o que é de Deus”. Dê ao Senhor o que lhe pertence. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai ao Senhor na beleza da sua santidade. (Salmos 29). Ele está no seu santo templo.(Hb 2.20) Tributai ao Senhor amando o Filho Jesus Cristo. Daí ao Senhor o teu coração. Ame ao Senhor. Isso, sim é LÍCITO.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
Por/ YouTube
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.