Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 16/10/22
O PROVEDOR
“Será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Salmo 127.2)
Como filho de Deus, você é daqueles que muito se preocupam com o pão de cada dia? O pagamento do imóvel, a escola, a saúde e o vestuário dos filhos têm lhe tirado o sono? Ou você é daqueles que, tendo o suficiente para as necessidades diárias, esquecem que é o Pai que concede todo o alimento? Saiba que esses extremos são considerados pecados, à luz das Escrituras. São comportamentos que, por si sós, prejudicam o relacionamento íntimo com o Senhor.
São dos pais a responsabilidade e o cuidado pelos filhos, e é indispensável a obtenção de rendimentos suficientes à manutenção do lar. Todavia, segundo a passagem bíblica em destaque, o Altíssimo dá o pão aos seus eleitos enquanto nem ainda saíram para o trabalho, porque toda a provisão é feita por ele. Isso tem dois efeitos espirituais sobremaneira positivos na vida dos santos.
Primeiramente, esse fenômeno nos capacita a desenvolver a gratidão diante do Criador. Quando reconhecemos que Deus é o grande provedor das nossas carências materiais (e espirituais, por óbvio), damos permanentes glórias a ele e alcançamos coração de adoradores, em vez de exercitarmos a murmuração ou atribuirmos ao Eterno culpa por nossos eventuais fracassos e frustrações pessoais.
Isso, aliás, traz resultados balsâmicos para nossa vida: a chave da alegria e da felicidade do homem reside justamente na gratidão ao Santíssimo, no reconhecimento da sua intervenção constante em nosso favor. Por outro lado, pessoas murmuradoras e ingratas estão sempre descontentes, infelizes e espiritualmente enfermas.
O segundo grande efeito espiritual decorrente do reconhecimento da provisão absoluta do Todo-Poderoso é contribuir para o controle da ansiedade. Ora, se Deus está sempre suprindo as nossas demandas, não há por que enfermar a alma ou subtrair o tempo da adoração com preocupações vãs. Por isso, o consolo da Palavra: “Lancem sobre ele [Deus] todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.” Ele, de fato, cuida muito bem de nós e de nossa casa.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.