Fechar
Buscar no Site

Texto do PR. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 09/10/22

DESPERTA!
14 – Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. 15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. (Efésios 5:14-16)

O sapo é um animal de sangue frio, tem a capacidade de reajustar a temperatura do corpo de acordo com a temperatura ambiente. Se colocado dentro de uma panela com água no fogo, a medida em a água vai esquentando ele vai reajustando a sua temperatura mas não pula fora da panela, e assim permanece até ponto dos músculos não poderem mais contrair para pular fora, e morre na panela de água fervente.
Todos concordamos que os tempos são maus. E devemos despertar para não sermos cozidos na panela deste mundo que está prestes a ser destruído pelo fogo de Deus. Não somos sapos, mas seres de sangue quente e especiais para o nosso criador. No entanto, devemos estar atentos para reagir diante dos males do mundo.
Assim como o sapo às vezes tentamos nos reajustar, adaptando-nos ao mundo, concordando com a injustiça, não reagindo nem dignificando o nome de Jesus, ficamos quietos, impassíveis, em uma panela quente, E como um Pilatos, lavamos nossas mãos. E descaradamente tentamos nos justificar com uma frase batida, fora do contexto: “seja o que Deus quiser”. Não reagimos nem mesmo buscando a Deus em oração por “Sonolência ou Demência espiritual”
Jesus veio para nos dar vida em abundância, e quer despertar aqueles que dormem, não de um sono reparador, mas da morte espiritual. A frieza espiritual denota morte espiritual. Sim, precisamos estar despertos para sermos esclarecidos por Cristo (v.14). Somos instigados pela palavra de Deus: “Levanta dentre os mortos”.
O Senhor nos deu vida espiritual e esclarecimento das coisas invisíveis. Jesus ensina sobre a vigilância e oração. Desperta ó tu que dormes. Sejamos sóbrios e livres do jugo do mundo mau. Lembro-me de uma frase de homens: “O preço da liberdade é a eterna vigilância”(Thomas Jefferson). Devemos compreender que a eterna vigilância quem faz é o eterno Deus. “… se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Em quem verdadeiramente estamos confiados para defender nossa casa. Vigiaremos e confiaremos no Senhor dos Exércitos. É ele o autor da vida.
Como temos andado neste mundo? Como néscios, tolos, manipulados por homens, ou temos sido prudentes, precavidos, sábios? O Senhor beneficia aqueles que o buscam. Portanto, “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6). A Palavra nos instrui para não gastar nosso precioso tempo em sonolência espiritual, mas aproveitar o máximo com toda sabedoria dada por Deus. DESPERTA, você não é um sapo. Inclinai os ouvidos, ouça a Jesus e a vossa alma viverá. Amém!
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens