Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 02/10/22

DEUS QUE RESPONDE POR FOGO E COM ÁGUA

36 – Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. 37 – Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 38 – Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 – O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! (I Reis 18:36-39)

Estamos falando de Elias, o tisbita de Gileade, que falou face a face com  o indigno rei Acabe e profetizou  a suspensão das chuvas e do orvalho sobre a terra, os rios secariam e a terra não produziria, só fome e desolação. Assim ocorreu e durante três anos e seis meses,  testemunho de Jesus em Lucas 4.25. Acabe, rei sobre Israel fez o que era mau perante o Senhor, levantou um  altar a Baal, o serviu e curvou-se diante dele. Fez um bosque e muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, bem mais do que todos os reis de Israel antes dele. Com certeza o bosque não frutificou, sem chuva. Quem desagrada a Deus, não frutifica, é terra seca.

Em seguida, o Senhor mandou Elias se esconder junto ao ribeiro de Querite que está diante do Jordão  (vs.3, cap17). O ribeiro secou e o Senhor ordenou a Elias  ir para a cidade de Sarepta de Sidom, cujo rei sidônico era  Etbal, pai de Jezabel inimiga mortal do Deus de Israel, pois perseguia e matava os profetas do Senhor. No território inimigo, o Senhor não deixou faltar  farinha na panela nem o azeite na botija de uma pobre viúva e seu filho. A ela Elias lhe disse: Não Temas! Veio a enfermidade do filho da viúva que faleceu, mas Elias em oração intercedeu pela viúva. O Senhor ouviu a voz de Elias e o fôlego de vida tornou ao menino (vs 22, 23 cap17. Não temas a perseguição do inimigo, não temas os tempos sombrios, não temas a escassez, não temas, Deus cura enfermidades, Deus é o Senhor que dá a Vida e Salva.

Depois de muitos dias, Acabe foi encontrar-se com Elias e vendo-o, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Eliasfalou na lata: “tu e a casa de teu pai, deixaram o mandamento do Senhor …” Tu é que estas perturbando o povo. Um governo que rejeita a Deus leva a aflição e tristeza ao seu povo.  Elias propôs a Acabe ajuntar  o povo de Israel e, também, quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e Aserá, servos de Jezabel. Elias cobra um posicionamento do povo de Israel, mandou-lhes pensar a quem deveriam seguir: o Deus de Israel ou ao deus que não é Deus. A quem estamos seguindo? O certo é que não podemos “coxear” entre  a verdade e a mentira, o bem e o mal. O Deus de amor ou os deuses deste mundo. O Senhor envergonha,  humilha e abate os seus inimigos, mas, levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado. “Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.” (Salmos 37:19)

Elias orou e  derrotou os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e provou que o seu Deus responde com fogo (v.24, cap 18). Elias orou e uma pequena nuvem “como a mão de um homem” subiu do mar e em seguida os céus se enegreceram com nuvens e vento e veio grande chuva. Elias provou que Deus responde com fogo consumidor, mas faz derramar a chuva sobre a terra para  germinar, crescer, frutificar e produzir vida.  Só o Senhor é Deus!

Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens