Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 18/09/22
MEU PASTOR
“- DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?” (Salmos 22.1); “ – O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23.1); “ – DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”( Salmos 24:1)
Do livro de Salmos, sem dúvida, um dos mais conhecidos e replicado, é o Salmo 23 que inicia com uma palavra de submissão e certeza do cuidado de amor de Deus: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará”. O Salmo em si, traz em todo o seu conteúdo palavras que elevam a alma humana. ao sentimento de felicidade, porque o Senhor é o nosso Pastor. É a confiança de que o Senhor refrigera a alma, guiando por seguras veredas de justiça, porque Ele nos amou primeiro.
No entanto, para vivenciarmos a felicidade de termos o Senhor como nosso pastor, foi necessário o sofrimento e desamparo do Bom Pastor, Jesus, que deu a vida pelas suas ovelhas.. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Salmos 22.1). Este foi o bramido de Jesus no Gólgota: “– E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46). A felicidade tem o preço do sacrifício do Cordeiro de Deus e sofrimento até a morte de cruz. “… dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10.15)
Em seguida, as Escrituras, também, em Salmos 24, anunciam o Rei da Glória, o Senhor forte e poderoso, o Senhor dos Exércitos, Vencedor. “– Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”(Salmos 24:1). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem…. Meu Pai, que as me deu,.. e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”, assim advertiu o Bom Pastor. O certo é que a ovelha que ouve a voz do Pastor, não é nada mais do que propriedade exclusiva e objeto do amor de Deus. Jesus conduz pelo vale da sombra até o lugar seguro: A Casa do Senhor. Esses serão os vencedores em Cristo.
Não por coincidência neste texto, referimo-nos ao Salmos 22,1; Salmos 23, 1 e Salmos 24,1, todos os três atribuídos ao rei Davi. O que nos chama a atenção é perceber na seqüência entre alcançar a felicidade devemos considerar que antes foi necessário o Messias sofrer para triunfar (Salmos 22) e finalmente o anuncio do domínio universal de Deus, e quem é digno de entrar no seu santuário (Salmos 24).
Para consolidação da nossa fé em Jesus, precisamos reconhecer o seu amor sacrifical que deu a vida pelas suas ovelhas morrendo pelos nossos pecados. Precisamos ainda fortalecer a nossa fé confiados nos cuidados de amor em todos os dias de nossa vida, e exultar com louvor e adoração ao Rei da Glória que nos oferece a Vida Eterna, por Cristo Jesus. Amém! Você pode dizer que o Senhor é o seu Pastor? Então, diga!
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon
.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.