Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 04/09/22
JESUS ENSINA A ENFRENTAR O INIMIGO
Por Roberto Veloso
“Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio.” (Mateus, 13: 24-26)
Jesus propôs essa parábola a fim de fazer uma comparação entre o Reino dos Céus e o trabalho destruidor do inimigo para confundir as pessoas que ouvem a palavra de Deus, mas são enganadas pela atividade de satanás.
O texto nos ensina que o inimigo age com aparência de legalidade e correção, contudo tudo é só erro. A comparação do trigo com o joio é muito interessante porque são plantas muito parecidas. Parecem-se, mas não são iguais. É comum a pessoa desavisada confundi-los.
O joio é a erva daninha de uma plantação do trigo. Tira a energia da terra e destrói a plantação. Se o agricultor não tiver cuidado, o joio sufoca o trigo estragando a lavoura.
Satanás trabalha da mesma forma, interferindo na pregação da palavra, com falsas afirmações e enganando as pessoas de boa fé, que imaginam estar seguindo a Cristo, mas estão servindo a outro deus.
Jesus ensina como enfrentar a situação quando joio e trigo crescem juntos.
“Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.” (Mateus, 13: 28-30)
Não nos deixemos enganar com o falso trigo, a ervadaninha que deseja atrapalhar e impedir o crescimento do verdadeiro trigo. Satanás vem sorrateiro, com vestes bonitas e discurso sedutor, mas no fundo quer a destruição e a perdição dos filhos de Deus.
Não podemos imaginar que o inimigo venha com chifres, soltando fogo pelas narinas e cheirando a enxofre. Ele vem com a aparência de pessoa de bem, fala mansa e jeitos educados, porque não poderá enganar se assustar na primeira investida.
Jesus ensinou a esse respeito:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mateus, 7: 15)
Precisamos ter cuidado com os lobos devoradores, com os falsos pastores e as falsas doutrinas. Tudo isso não provém do Reino de Deus e leva à perdição. Só Jesus salva.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.