Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 04/09/22
CALADOS POR IGNORÂNCIA, MEDO OU MAU CARATISMO
“- Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”
Texto Áureo (Atos 4.1-20)
Pedro e João inauguraram a proclamação do evangelho, anunciando o nome do Jesus ressuscitado dentre os mortos (v.2). Com voz forte testemunhavam e ensinavam a respeito de Jesus que foi ressuscitado e não ficou retido pelo poder da morte ordenada a todos os homens. Uma notícia bombástica que, se por um lado, resultou na conversão de quase cinco mil pessoas, por outro, suscitou a inveja e suspeita nos sacerdotes, capitão do templo e saduceus que ordenaram a prisão de Pedro e João. Daí foi constituído um conselho de elite composto com os principais dos anciãos , escribas, sumo sacerdote nomes preeminentes da época como Anás, Caifás, um outro João e outro de nome Alexandre, e todos quantos haviam na linhagem do sumo sacerdote. A elite iniciou um inquérito. Pedro e João no meio da alta cúpula foram interrogados com que poder ou em nome de quem foi curado aquele paralítico que todos os dias pedia esmolas à porta do templo?.(Atos 3 1-10). Sim, algo tão extraordinário não passa desapercebido. Milagres em nome de Jesus muda e transforma vidas. Nunca seremos os mesmos se formos o objeto e alvo da misericórdia e do amor de Deus. Muitos verão e dirão quão grandes coisas o Senhor tem feito em sua vida. Milagre é a manifestação notória e visível de poder do Deus invisível. Pedro cheio do Espírito Santo aproveitou aquele momento para discorrer sobre o benefício feito em nome de Jesus Cristo, o Nazareno crucificado pela elite (… vós crucificastes v.10) com apoio do povo que exigiu: Crucifica-o! Todos pecaram e necessitam arrependerem-se.
Pedro e João, antes, simples pescadores vistos como homens sem conhecimento das letras e sem formação acadêmica discorreram com ousadia sempre exaltando o poder que há no nome de Jesus. “ – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”(v.12). Diante da presença real do “Espírito da Verdade”, quem pode contrariar a verdade? O homem fora curado, e a “elite” se admirou e reconheceu que João e Pedro estiveram com Jesus. Mas, como impedir a quem está investido do poder de Deus? Todos viram o sinal notório, como negar? Resta a ameaça para que não falem desse nome a nenhum um outro homem. “- Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; – Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” (v.19.20). Aquele que cala ou é ignorante da palavra, covarde ou um mau caráter. Cristãos, não deixe de anunciar Jesus, devido ao conhecimento do seu amor que afastou todo o medo, e, também, porque temos as marcas de Cristo em nosso corpo. Fala e não te cales, do poder que há no nome de Jesus! Testemunho a respeito de Jesus é a prova que o amamos.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.